SABIC

SABIC se torna acionista majoritária de empresa de nanotubos de carbono para aplicação em armazenamento de energia

BERGEN OP ZOOM, HOLANDA, 16 de janeiro de 2019 - A SABIC anunciou hoje que adquiriu cotas majoritárias de capital da Black Diamond Structures (“BDS”), uma empresa de nanotecnologia fundada em 2014. A BDS produz e comercializa MOLECULAR REBAR®, que são nanotubos de carbono modificados, de tecnologia exclusiva da empresa, que oferecem um ótimo potencial para otimizar o desempenho em aplicações de armazenamento de energia, utilizando baterias de chumbo-ácido e íons-lítio.

A BDS está sendo agregada à área de Materiais Especiais da SABIC. Segundo Alan Leung, vice-presidente de materiais especiais, a tecnologia de nanotubos de carbono da BDS permite a produção de Materiais Especiais adequados para atender a uma série de desafios da demanda do mercado de armazenamento de energia. Particularmente, a BDS oferece benefícios que vão mudar as regras do jogo para fabricantes que estão em busca de melhorias revolucionárias em termos de taxa de recarga, vida útil das baterias e densidade de energia.

Os nanotubos de carbono convencionais são conhecidos pela sua tendência de se aglomerarem, formarem massas compactas e reterem um alto teor de impurezas, o que limita sua capacidade de otimizar as propriedades elétricas e mecânicas dos materiais em aplicações do mundo real. Em contraste, os produtos MOLECULAR REBAR® fornecidos pela BDS são nanotubos limpos e discretos, com perfil dimensional uniforme, o que permite seu uso em aplicações de armazenamento de energia de alto desempenho.

O diretor-presidente da BDS, John Hacskaylo, disse que este nanomaterial exclusivo pode ser incorporado diretamente nos processos de produção de baterias já existentes, sem exigir investimento adicional, o que permite aos fabricantes uma melhoria de rápida implementação para suas baterias de última geração. Testes comprovam que os nanotubos de carbono MOLECULAR REBAR® aumentam os ciclos de vida de baterias de chumbo-ácido e otimizam o desempenho de baterias de íon-lítio, atendendo à demanda por mais capacidade de carga do setor.

Além disto, Hacskaylo espera que MOLECULAR REBAR® desempenhe um papel importante na redução de dimensões e peso em novos projetos de baterias. Isto não apenas atende à demanda global em crescimento por baterias mais leves no mercado de veículos híbridos e elétricos, mas também reduz os custos de produção das baterias, ajudando os fabricantes a aumentarem tanto seu rendimento quanto a economia de escala.

Leung prevê que a inclusão da tecnologia MOLECULAR REBAR® no portfólio de Materiais Especiais da SABIC também poderá abrir novas oportunidades, além do mercado de armazenamento de energia, e desencadear inovações na ciência dos materiais para otimizar as propriedades de resinas especiais e compostos funcionais.

Perguntas do leitor

SABIC
Europaboulevard 1
6135 LD Sittard
Netherlands
+31 164 29 2217
aline.stanworth@​sabic.com
www.sabic.com

Notas para editores

  • SABIC e marcas com ™ são marcas comerciais da SABIC e de suas subsidiárias ou filiais.
  • MOLECULAR REBAR® é uma marca registrada de Molecular Rebar Design, LLC.
  • Fotos em alta resolução estão disponíveis mediante solicitação.
  • “SABIC” deve ser escrita sempre com todas as letras em maiúsculas.
  • © 2018 Saudi Basic Industries Corporation (SABIC). Todos os direitos reservados.
  • Quaisquer marcas, produtos ou serviços de outras empresas citadas neste documento são marcas registradas, marcas de serviço e/ou nomes comerciais de seus respectivos detentores.

SOBRE A SABIC

A SABIC é uma empresa líder mundial em químicos diversificados. Sua sede fica em Riade, na Arábia Saudita. Produzimos em escala global nas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia-Pacífico, fabricando diferentes tipos de produtos: produtos químicos, mercadorias e plásticos de alto desempenho e commodities, agro-nutrientes e metais.

Apoiamos nossos clientes identificando e desenvolvendo oportunidades nos principais mercados , como construção, dispositivos médicos, embalagens, agro-nutrientes, materiais elétricos e eletrônicos, transporte e energia limpa.

A SABIC registrou um lucro líquido de 18,4 bilhões de riais sauditas (US$ 4,9 bilhões) em 2017. A receita de vendas de 2017 totalizou 149,8 bilhões de riais sauditas (US $ 39,9 bilhões). O total de ativos foi de 322,5 bilhões de riais sauditas (US$ 86 bilhões) no fim de 2017. A produção em 2017 foi de 71,2 milhões de toneladas.

A SABIC tem mais de 34.000 funcionários em todo o mundo e opera em mais de 50 países. Sempre com a inovação e a criatividade em mente, temos 11.534 pedidos de patente, além de recursos de pesquisa significativos em centros de inovação de cinco regiões geográficas - EUA, Europa, Oriente Médio, Sul da Ásia e Norte da Ásia.

O governo saudita é dono de 70% das ações da SABIC. Os 30% restantes são negociados publicamente na bolsa de valores saudita.

SOBRE A BLACK DIAMOND STRUCTURES

Fundada em 2014 através de um consórcio entre a SABIC Ventures US LLC e a Molecular Rebar Design, a Black Diamond Structures (BDS) é líder global em soluções baseadas em nanomateriais para o mercado de armazenamento de energia. A empresa detém direitos exclusivos sobre o uso de produtos MOLECULAR REBAR® no mercado de armazenamento de energia. MOLECULAR REBAR® é uma tecnologia revolucionária em nanotubos de carbono discretos que ajudam e melhorar as propriedades eletroquímicas e mecânicas de baterias de chumbo-ácido e íons-lítio.

A BDS administra uma unidade fabril em escala plena, com capacidade de testes em baterias de padrão internacional, em sua sede em Austin, Texas, e está trabalhando em parceria com mais de 160 fabricantes de baterias em todo o mundo.

Para obter mais informações, visite www.blackdiamond-structures.com

Related images

 

Editorial enquiries

Aline Stanworth
SABIC

+31 164 29 2217
aline.stanworth@​sabic.com

Kevin Noels
Marketing Solutions NV

+32 3 31 30 311
knoels@​marketingsolutions.be

 

 

Share

 

More news from