SABIC

70 anos de LNP: repleta de energia e de inovação

AMESTERDÃO, HOLANDA, 9 de novembro de 2018 - A linha de produtos LNP, do grupo SABIC, uma empresa líder em vários produtos químicos, e a principal marca da empresa no setor da engenharia dos termoplásticos, celebra este ano 70 anos de uma vida recheada de sucesso. Pioneira nas tecnologias dos compostos, a marca de produtos LNP traz consigo uma série de conquistas tecnológicas. "E os cientistas e tecnologistas dos produtos LNP continuam a desafiar os limites do desempenho técnico, dando regularmente solução a novos desafios enquanto continuam empenhados em fornecer produtos únicos e ajudar a criar valor para os nossos clientes", afirma Joshua Chiaw, Diretor, Gestão Empresarial, LNP, SABIC.

Atualmente, a linha de produtos LNP é uma das fornecedoras mundiais líderes em soluções termoplásticas inovadoras para várias indústrias. Possui tecnologias que ajudam a satisfazer muitas necessidades importantes em diversas áreas, desde soluções leves para a indústria automóvel, biocompatíveis para a indústria da saúde, resistentes ao fogo para a indústria eletrónica e elétrica ou estética melhorada em bens de consumo.

"O portfólio LNP foca-se em mercados-chave em crescimento, mas não é só uma mera seguidora", afirma Joshua. "Nos últimos anos, temos também contribuído ativamente através da criação de novas aplicações com uma série de inovações técnicas."

Uma linha de produtos com uma lista impressionante de conquistas associadas ao seu nome, a era dos termoplásticos reforçados foi lançada quando os primeiros compostos reforçados de fibra descontínua totalmente dispersos foram introduzidos na década de 1960. Nos anos 1980, a tecnologia patenteada de fibra longa pultrudada deu início à era dos termoplásticos reforçados com fibra longa (LFRT). Já antes, na década de 1970, os primeiros compostos reforçados em fibra de carbono do mundo foram desenvolvidos, bem como os primeiros compostos estaticamente condutores. Um ano depois vieram os compostos de blindagem EMI/RFI e o hoje a linha de produtos tem patentes importantes na área da blindagem EMI/RFI. Possui igualmente várias patentes em resistência ao desgaste sem necessidade de PTFE.

"Mas não é só isso: o sucesso envolve uma mistura de esforço tecnológico e a pressão do mercado. As inovações de nada servem se não satisfizerem uma necessidade. O portfólio LNP tem uma forte tradição em trabalhar com os seus clientes de forma próxima para desenvolver materiais que satisfaçam as suas necessidades, bem como demonstrar aos clientes que esses novos materiais de elevado desempenho podem, por vezes, satisfazer uma necessidade que nem sequer sabiam que tinham. Depois, esses materiais ficam na posse do cliente para satisfazer essa necessidade através do desenvolvimento do produto e na realização comercial", acrescenta Joshua.

"O nosso foco no portfólio LNP teve, ao longo dos anos, um grande impacto na forma como são desenvolvidos os compostos termoplásticos de elevado desempenho. Não acho que qualquer outro fabricante de compostos tenha demonstrado as inovações técnicas que a nós demonstramos", afirma Darpan Parikh, Global Product Management Leader, LNP, SABIC.

O portfólio LNP está, atualmente, potencializando uma vasta gama de copolímeros de policarbonato, com propriedades excecionais, para o fabrico de compostos. Estes copolímeros são criados para oferecer algo único em comparação com os policarbonatos de uso geral e incluem um conjunto de resinas com uma grande resistência ao calor (XHT e CXT), baixa ductilidade de temperatura (EXL) ductilidade e fluxo superiores (HFD), resistência prolongada à exposição UV em aplicações no exterior (SLX), resistência ao fogo comprovada em paredes com pouca espessura e propriedades tóxicas, de fumo e de chama excelentes para transporte em massa (FST).

Ao serviço de vários mercados globais

O portfólio LNP apoia várias indústrias, como a eletrónica de consumo, de bens de consumo e industrial, automóvel, da saúde e de transporte em massa.

Na eletrónica de consumo, inovadores compostos e copolímeros LNP ajudam a satisfazer as tendências de desenvolvimento em produtos como telemóveis, tablets e portáteis, ajudando os fabricantes destes equipamentos a fabricarem produtos mais finos, mais leves, mais robustos, com uma estética melhorada e potencialmente um custo de sistema mais baixo.

Em aplicações industriais e de consumo em geral, as soluções de compostos específicos da LNP ajudam a obter a funcionalidade e a enfrentar os desafios de design através do fornecimento de produtos com mais solidez, mais resistentes ao fogo, com autolubrificação, condutividade térmica e elétrica, blindagem EMI - e a lista continua.

Atendendo aos desafios propostos pela indústria automóvel, os materiais LNP ajudam a conseguir atingir um menor peso, um maior desempenho, uma estética melhorada e uma boa relação custo-eficácia. Nas aplicações para debaixo do capô, de interior ou exterior, os produtos LNP foram desenvolvidos especificamente para aplicações desde caixas eletrónicas, engrenagens e polias, componentes para sistemas de combustível e transmissões, através de sistemas de assentos, painéis de instrumentos, aros e grelhas de faróis a suportes de espelhos, entre outros.

Na indústria da saúde, os dispositivos e materiais médicos são elaborados a partir das exigências contínuas e cada vez maiores de resistência, pois o design torna-se mais complexo e os regulamentos e requisitos de desempenho vão evoluindo. A LNP oferece uma vasta gama de materiais para a indústria da saúde, como materiais que foram avaliados em termos de biocompatibilidade de acordo com a norma ISO 10993.

Os compostos, a resposta

Introduzido pela primeira vez em 1948, o portfólio LNP disponibiliza, atualmente, uma vasta gama de famílias de produtos, entre as quais se encontram os compostos lubrificados LUBRICOMP, os compostos lubrificados com base em tecnologia de ligas metálicas LUBRILOY, os compostos reforçados THERMOCOMP, os compostos modificados por impacto THERMOTUF os compostos eletricamente condutores STAT-KON, os compostos antiestáticos STAT-LOY, os termoplásticos reforçados com fibra longa (LFRT) VERTON, os compostos de blindagem EMI/RFI FARADEX, os compostos termicamente condutores KONDUIT e os compostos com cores personalizadas COLORCOMP. Os compostos LNP utilizam mais de 30 resinas de base e mais de 200 excipientes diferentes para alcançar vários efeitos diferentes.

O portfólio LNP possui infraestruturas de fabrico em todo o mundo, na América do Norte (onde foi fundada em Malvern, PA), América do Sul, Europa e Ásia. Nossos especialistas fornecem materiais e serviços técnicos aos clientes que também operam globalmente. Tudo faz parte de um sistema de entregas integrado, que permite que os produtos LNP cheguem com eficiência aos mercados globais.

Para além dos materiais, vários serviços ajudam nossos clientes a trabalhar mais rápido e a serem mais ágeis. O serviço de investigação rápido, por exemplo, e amostragem de pequena dimensão, que começa com lotes tão pequenos como 25 kg.

Darpan termina: "Com os produtos LNP, você recebe o pacote completo. Para estar no topo durante 70 anos é preciso muito esforço. O portfólio LNP tem evoluído desde 1948, mas os seus valores fundamentais permaneceram intactos, de forma a inovar e a fornecer soluções personalizadas e de grande qualidade para satisfazer as necessidades dos clientes. É por isso que o nosso slogan é: “Nós compomos a resposta".

Perguntas do leitor

SABIC
Europaboulevard 1
6135 LD Sittard
Netherlands
+86 21 2037 8436
yvonne.yan@​sabic.com
www.sabic.com

Notas para editores

  • SABIC e marcas com ™ são marcas comerciais da SABIC e de suas subsidiárias ou filiais.
  • Fotos em alta resolução estão disponíveis mediante solicitação.
  • “SABIC” deve ser escrita sempre com todas as letras em maiúsculas.
  • © 2018 Saudi Basic Industries Corporation (SABIC). Todos os direitos reservados.
  • Quaisquer marcas, produtos ou serviços de outras empresas citadas neste documento são marcas registradas, marcas de serviço e/ou nomes comerciais de seus respectivos detentores.

SOBRE A SABIC

A SABIC é uma empresa líder mundial em químicos diversificados. Sua sede fica em Riade, na Arábia Saudita. Produzimos em escala global nas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia-Pacífico, fabricando diferentes tipos de produtos: produtos químicos, mercadorias e plásticos de alto desempenho e commodities, agro-nutrientes e metais.

Apoiamos nossos clientes identificando e desenvolvendo oportunidades nos principais mercados , como construção, dispositivos médicos, embalagens, agro-nutrientes, materiais elétricos e eletrônicos, transporte e energia limpa.

A SABIC registrou um lucro líquido de 18,4 bilhões de riais sauditas (US$ 4,9 bilhões) em 2017. A receita de vendas de 2017 totalizou 149,8 bilhões de riais sauditas (US $ 39,9 bilhões). O total de ativos foi de 322,5 bilhões de riais sauditas (US$ 86 bilhões) no fim de 2017. A produção em 2017 foi de 71,2 milhões de toneladas.

A SABIC tem mais de 34.000 funcionários em todo o mundo e opera em mais de 50 países. Sempre com a inovação e a criatividade em mente, temos 11.534 pedidos de patente, além de recursos de pesquisa significativos em centros de inovação de cinco regiões geográficas - EUA, Europa, Oriente Médio, Sul da Ásia e Norte da Ásia.

O governo saudita é dono de 70% das ações da SABIC. Os 30% restantes são negociados publicamente na bolsa de valores saudita.

Related images

Cientistas e tecnologistas por trás do portfólio LNP continuam a desafiar os limites do desempenho técnico, dando regularmente solução a novos desafios, enquanto continuam empenhados em fornecer produtos únicos e ajudar a criar valor para os nossos clientes.

 

Editorial enquiries

Yvonne Yan
SABIC

+86 21 2037 8436
yvonne.yan@​sabic.com

Kevin Noels
Marketing Solutions NV

+32 3 31 30 311
knoels@​marketingsolutions.be

 

 

Share

 

More news from