Rapid

Slow speed na K 2019: Rapid OneCUT PRO traz-lhe qualidade, energia e benefícios operacionais para a granulação de baixa velocidade

Bredaryd, Suécia – 08 outubro, 2019 – A Rapid Granulator vai apresentar na feira K 2019 (16 a 23 de outubro, Düsseldorf, Alemanha), a maior inovação dos últimos anos no que diz respeito à granulação em velocidade reduzida no Hall 9, stand: E19. O Rapid OneCUT PRO significa menos sujidade, menos ruído, menos consumo de energia e benefícios operacionais significativos.

Em resposta à crescente procura por soluções de reciclagem eficientes e de confiança, a Rapid Granulator, principal fornecedor de soluções de reciclagem de plásticos, trás aos visitantes da K 2019 a maior inovação em granulação de baixa velocidade em quase duas décadas. O OneCUT PRO permite que os processadores de plástico moldados por injeção, ajustem a faixa de rpm ao granular a baixa velocidade desde as 25 rpm padrão até uma largura de banda de 15 a 35 rpm (mais / menos 40% da velocidade do rotor), para obter a qualidade ideal de reciclado.

Com a grande maioria dos processadores a funcionar abaixo da sua capacidade, a nova máquina, que utiliza o novo sistema Rapid FlexiSPEED, proporciona menos sujidade, menos ruído e uma significativa redução no consumo de energia. Para processadores que sintam limitações de capacidade, operar num nível de velocidade mais alto vais lhes permitir superar restrições de capacidade, aumentando assim os seus resultados operacionais. O nível de torque da máquina é mantido, independentemente da velocidade em que está a trabalhar.

Outros dos benefícios da nova máquina são a inclusão do design “coração aberto”, fácil de utilizar, através do sistema patenteado QRR (libertação rápida do rotor) e o uso de uma inovadora tecnologia de economia de energia. Na K 2019, a Rapid Granulator vai ter quatro destas novas máquinas em funcionamento no seu stand (Hall 9, E19). Destaque ainda para as próximas gerações das máquinas ThermoPRO e da linha de granuladores RAPTOR DUO.

OneCUT PRO questiona o status quo

Embora os granuladores de navalhas sejam convencionalmente usados para granular materiais mais macios e funcionem a uma velocidade de 200-250 rpm, os processadores de materiais quebradiços, como plásticos reforçados com fibra de vidro, dependem principalmente de granuladores de baixa velocidade. Até ao momento, estes processadores estavam limitados a operar os seus granuladores a 25 rpm, independentemente do material que estivessem a processar.

“A Rapid é líder em granulação e como tal, queríamos perceber porque é que as 25 rpm padrão para os granuladores de baixa velocidade nunca tinham sido questionadas. Foi por isso que iniciamos uma série de testes para otimizar a velocidade de acordo com as características específicas do material plástico. O resultado é a OneCUT PRO, que reúne o melhor dos três mundos - menos ruído, menos sujidade e menos consumo de energia.”, explica Bengt Rimark, CEO da Rapid sediada em Bredaryd, na Suécia.

Operar a nova máquina a uma velocidade inferior a 15 rpm ajuda a melhorar a qualidade dos materiais altamente quebradiços, e minimiza a sujidade.

Mas existem também vantagens no que diz respeito à redução de ruído, uma vez que estes estão intimamente relacionados com a velocidade de corte. Ao reduzir a velocidade de rotação de 25 rpm para 15 rpm, os níveis de ruído podem ser reduzidos em várias aplicações até 3-5 dba. O que significa cerca de 50% de redução na pressão sonora exercida nos ouvidos dos trabalhadores de uma fábrica.

Uma vantagem adicional desta operação em baixa velocidade é o aumento da economia de energia. “Existe uma correlação de quase 100% entre velocidade e consumo de energia. Se reduzimos a velocidade em 40%, também reduzimos o consumo de energia em até 30%. Trata-se de uma poupança significativa”, refere Rimark. Para os operadores que precisem operar a máquina a uma velocidade mais alta, passando de 25 rpm para 35 rpm, vai permitir-lhes aumentar a capacidade em 30 a 40% no granulador.

Um sistema repleto de inovações

Para além da flexibilidade e da qualidade aprimorada do granulador, o OneCUT PRO também oferece grandes benefícios operacionais. “Uma das maiores desvantagens dos granuladores de baixa velocidade quando comparados aos granuladores de navalhas é o design da caixa reductora que dificulta a rotação manual do rotor. Daí termos introduzido nesta máquina o QRR (Quick Rotor Release), sistema que permite ao operador remover facilmente toda a caixa de engrenagens do rotor para que se possa limpar facilmente a máquina para o próximo trabalho”, esclarece Rimark. "Quando a caixa reductora é desconectada, a câmara de corte pode ser aberta, permitindo que o “design de coração aberto” exclusivo da Rapid, simplifique drasticamente a limpeza, o serviço e a manutenção preventiva", acrescenta.

Outra das vantagens do OneCUT PRO é a implementação do EnergySmart, um sistema novo que pode levar a uma redução de cerca de 80% no consumo de energia. Esta função permite ao operador interromper o funcionamento da máquina quando há acumulação de materiais, em vez de a ter a funcionar ininterruptamente. Com o modo Stop & Go da Rapid, o granulador pára, para que não haja consumo de energia ou ruído durante o modo de pausa. Quando o EnergySMART é utilizado juntamente com o funcionamento da máquina a uma velocidade do rotor de 15 rpm, é maximizado o potencial de economia de energia.

Forte aposta nos Granuladores

Na K 2019, a Rapid Granulator terá quatro máquinas OneCUT PRO em funcionamento no seu stand. Os clientes são convidados a trazer os seus próprios materiais, para que possam testar e comprovar a eficácia da máquina.

Também nesta edição, a empresa apresentará a sua gama completa de máquinas ThermoPRO, uma série nova de granuladores projetados especificamente para o processamento em linha de resíduos esqueleto provenientes da termoformagem de chapas e filmes. O ThermoPRO está equipado com um novo sistema de alimentação por rolos de alta robustez, que permite a incorporação de peças de arranque ainda na chapa com altura até 200 mm, eliminando custos adicionais de mão-de-obra e desperdício de material.

O ThemoPRO com controle de loop integrado foi pensado para operar em níveis de ruído abaixo dos 80dBA. Atualmente, a Rapid Granulator possui 15 máquinas de configuração básica diferentes, dependendo dos requisitos do cliente.

Outro destaque, apresentado inicialmente na K 2016, é o RAPTOR Duo, uma máquina que combina os benefícios de um destroçados e um granulador. O sistema mais vendido, recebe assim uma atualização.

Bengt Rimark acredita que, como fornecedor que opera no campo da economia circular, a Rapid Granulator nunca esteve numa posição mais forte devido ao crescente foco na poluição causada pelos plásticos. A sustentabilidade dos plásticos será um ponto-chave de discussão na feira K 2019.

“Temos muita sorte em pertencer a um negócio que faz parte da solução para reduzir o impacto ambiental dos plásticos. Os clientes estão desesperados para obter materiais reciclados dos seus produtos, e é isso também que os consumidores exigem. Mas nós não estamos aqui apenas para ajudar os clientes a reciclar os seus materiais, estamos também a torná-los mais lucrativos enquanto o fazem”, conclui.

Perguntas do leitor

Rapid Granulator AB
P.O. Box 9
S-330 10 BREDARYD
Sweden
+46 370 86 500
www.rapidgranulator.com

Notas para editores

Acerca da Rapid Granulator

Rapid Granulator, fundada em 1942 com sede em Bredaryd, Suécia, exporta cerca de 97% da sua produção. Apoiando as operações de vendas e base global de clientes, a empresa possui sete subsidiárias localizadas em: Leetsdale (PA), EUA; Sydney, Austrália; Xangai, China; Cingapura; Veneza, Itália; Lyon, França e Kleinostheim, Alemanha. Suporte adicional é garantido por uma rede global de mais de 90 agentes e parceiros locais.

Mais de 100,000 máquinas / sistemas instalados nos cinco continentes, para granulação de resíduos plásticos e reciclagem de resíduos pós-consumo e pós-industrial, afirmam a empresa como líder mundial nesta área de atuação.

Para informações mais detalhadas, visite Rapid em: www.rapidgranulator.com.

A Rapid faz parte da LIFCO AB, um grupo de mais de 146 empresas em 29 países. Mais sobre a Lifco em: www.lifco.se.

Related images

 

Editorial enquiries

Bengt Rimark
Rapid Granulator AB

+46 370 865 41
bengt.rimark@​rapidgranulator.se

Rita Verschuuren
EMG

+31 164 317 024
rverschuuren@​emg-marcom.com

 

 

Share

 

More news from