Omron

Omron apresenta o controlador da rede de segurança da série NX

O primeiro*1 controlador de segurança avançado do mundo a suportar duas redes de segurança industriais para sistemas de robôs industriais.

A Omron anunciou o lançamento global do seu novo controlador da rede de segurança da série NX, o primeiro do mundo a suportar dois protocolos de segurança: CIP Safety™*2, adotado pelos fabricantes de robôs industriais e Safety over EtherCAT®*3 (FSoE), que oferece uma rápida resposta.

Os fabricantes das indústrias alimentar e automóvel precisam de mudar as disposições das linhas de produção de forma flexível, para produzir produtos de elevada exigência a um volume reduzido e lidar com curtos ciclos de vida dos produtos. Os sistemas de segurança param as instalações e linhas de produção, de forma a proteger as pessoas de potenciais perigos, tais como robôs em funcionamento. No entanto, com controladores de segurança convencionais, o sistema de segurança de toda a linha tem de ser verificado, mesmo quando apenas se muda uma peça da linha. Há uma procura crescente de sistemas de segurança avançados de fácil instalação e manutenção, devido à adopção em massa de robôs e à falta de responsáveis de segurança experientes.

Para responder a esta procura, a Omron desenvolveu o controlador da rede de segurança da série NX, que permite a construção fácil de sistemas de segurança para grandes linhas de produção equipadas com robôs industriais, bem como para o equipamento de fabrico que requer controlo rápido. Este controlador oferece um controlo de segurança modular, eliminando a necessidade de paragem de toda a linha de produção, quando a disposição é mudada ou se realizam trabalhos de manutenção. A programação automática de sistemas de segurança, a simulação offline e um teste funcional online para verificar os programas de segurança reduzem o tempo necessário desde o design à verificação de segurança. Além disso, o registo de dados de segurança permite que até os trabalhadores mais inexperientes identifiquem a causa de uma paragem repentina da linha, ajudando a maximizar a produtividade.

O controlador da rede de segurança da série NX é composto pelas seguintes unidades:

  • Unidade CPU de segurança NX-SL5500/5700
  • Unidade de controlo de comunicação NX-CSG320
  • Controlador de automação de máquinas NX102-9020

Características:

1. Duas redes diferentes num só sistema de segurança, para satisfazer as necessidades dos clientes

  • controlador da rede de segurança da série NX ligado ao controlador de automação da máquina NX102 permite a utilização de EtherNet/IP + CIP Safety e EtherCAT® + FSoE (FailSafe over EtherCAT) ao mesmo tempo.
  • Os sistemas de segurança para robôs CIP Safety de vários fornecedores podem ser facilmente construídos.
  • A unidade CPU de segurança NX-SL5700 oferece até 254 ligações CIP Safety, permitindo a construção de sistemas de segurança para grandes linhas de produção.
  • O controlador da rede de segurança da série NX, em conjunto com o controlador da automação da máquina NX102, fornece controlo de segurança em tempo real até 12 motores, através de EtherCAT® e FSoE.

2. Sysmac Studio com ambiente de desenvolvimento integrado para uma programação rápida da segurança

  • A programação automática reduz o tempo de programação de controlo de segurança.
  • A simulação offline permite verificar programas sem ligar hardware.
  • O teste funcional online oferece instruções no ecrã, desde a verificação do sistema de segurança na configuração da linha até ao envio do relatório, permitindo que até os utilizadores sem experiência testem os sistemas de segurança.

3. Manutenção fácil e rápida resolução de problemas

  • registo dos dados de segurança ajuda a identificar rapidamente a causa da paragem da linha.
  • O restauro da unidade de segurança permite a substituição rápida do hardware, sem utilizar software.

É utilizado um cartão SD que contém definições de registo para registar dados de segurança. Quando as condições de accionamento do arranque estão reunidas, as variáveis expostas e as variáveis do dispositivo especificado podem ser registadas por ordem cronológica e enviadas para o cartão de memória. Esta função ajuda a identificar rapidamente a causa de uma paragem repentina do sistema e a determinar medidas preventivas.

Ao utilizar o controlador da rede de segurança da série NX, a Omron continua a contribuir para melhorias extraordinárias na produtividade e segurança da indústria transformadora a nível global, e acelera a materialização do conceito "innovative-Automation" juntamente com as empresas clientes.

*1. Baseado numa investigação da Omron em Julho de 2018.
*2.        CIP Safety (Common Industrial Protocol) acrescenta uma funcionalidade de segurança à rede industrial EtherNet/IP utilizada em todo o mundo.
*3.        Safety over EtherCAT® é um protocolo de segurança para a rede industrial EtherCAT®.

Sysmac é uma marca comercial ou marca comercial registada da Omron Corporation no Japão e noutros países para os produtos de automação das fábricas da Omron.
EtherCAT® é uma marca comercial registada e uma tecnologia patenteada, licenciada pela Beckhoff Automation GmbH, Alemanha.
Safety over EtherCAT® é uma marca comercial registada e uma tecnologia patenteada, licenciada pela Beckhoff Automation GmbH, Alemanha.
EtherNet/IPTM e CIP SafetyTM são marcas comerciais da ODVA.
Outros nomes de empresas e nomes de produtos neste documento são marcas comerciais ou marcas comerciais registadas das suas respectivas empresas.

Perguntas do leitor

Omron
Omron Europe B.V.
Wegalaan 67-69
2132 JD Hoofddorp
Netherlands
+31 (0)23 568 13 00
www.industrial.omron.eu
@omroneurope
omron
omroneurope
omroneurope

Notas para editores

Sobre a Omron

A Omron Corporation é uma empresa líder na automação industrial, que utiliza as suas principais tecnologias de detecção e controlo para se expandir para sectores tais como componentes de controlo, componentes electrónicos, componentes electrónicos automóveis, infra-estruturas sociais, serviços de saúde e ambiente. A Omron foi fundada em 1933 e tem cerca de 36 000 funcionários no mundo, oferecendo produtos e serviços em mais de 117 países e regiões. No sector da automação industrial, a Omron está a contribuir para uma sociedade afluente, oferecendo tecnologias de automação que impulsionam a inovação na produção, para além de produtos e assistência aos clientes. Para mais informações, visite, industrial.omron.pt.

Acerca da "innovative-Automation!" (Automação inovadora)

Enquanto empresa líder em automação industrial, a Omron dispõe de gamas abrangentes de componentes e equipamento de controlo, desde sensores de processamento de imagem e outros dispositivos de entrada a vários controladores e dispositivos de saída, como servomotores, bem como uma gama de dispositivos de segurança e robôs industriais. Ao combinar estes dispositivos através de software, a Omron desenvolveu uma variedade de soluções de automação únicas e altamente eficazes para fabricantes a nível mundial. Com base no seu portefólio de tecnologias avançadas e na extensa gama de dispositivos, a Omron estabeleceu um conceito estratégico designado "innovative-Automation!" (Automação inovadora!), composto por três inovações ou "is" - "integrado" (evolução do controlo), "inteligente" (desenvolvimento da inteligência através de TIC), e "interactivo" (nova harmonização entre pessoas e máquinas). A Omron está agora empenhada em levar a inovação para os locais de fabrico com a materialização deste conceito.

Related images

 

Editorial enquiries

Marion Beekhuizen
Omron

+31 6 1133 7151
marion.beekhuizen@​eu.omron.com

Anouk Luykx
EMG

+31 164 317 017
aluykx@​emg-marcom.com

 

 

Share

 

More news from