Omron

A ŠKODA AUTO utiliza o robô de transporte totalmente autónomo da Omron na fábrica de Vrchlabí

O robô autónomo contribui para o aperfeiçoamento contínuo da segurança no trabalho em Vrchlabí e ajuda a minimizar os riscos inerentes. Reconhece pessoas que atravessam o seu caminho, bem como outros veículos e obstáculos estáticos.

  • Um sistema de transporte totalmente autónomo transporta peças do centro de medição mecânica até às máquinas de processamento
  • Para compreender o trajecto e o ambiente, o robô necessita apenas de uma visita guiada
  • A digitalização e a Indústria 4.0 são pilares da estratégia para 2025 da ŠKODA AUTO

Como pilar fundamental da sua estratégia para 2025, a ŠKODA AUTO está a avançar rigorosamente com a digitalização do seu processo de fabrico. O fabricante de automóveis checo utiliza actualmente um robô de transporte de auto-aprendizagem totalmente autónomo da Omron na fábrica de componentes em Vrchlabí. Este robô é capaz de reconhecer obstáculos no seu trajecto ao longo da fábrica e de incorporar outras informações sobre as áreas circundantes no planeamento do seu trajecto. Desta forma, contribui para melhorar ainda mais a segurança no trabalho, assim como a eficiência dos processos de transporte na fábrica.

"Foi uma decisão ponderada utilizar o primeiro robô totalmente autónomo da ŠKODA AUTO na fábrica de Vrchlabí. Este robô realça uma vez mais a importância fundamental da fábrica enquanto local ultra moderno de alta tecnologia", comentou Michael Oeljeklaus, Membro do Conselho de Administração da ŠKODA AUTO para Produção e Logística. "Com o novo sistema de transporte, estamos continuamente a introduzir inovações tecnológicas nas nossas fábricas, em conformidade com a Indústria 4.0", acrescentou Oeljeklaus.

Numa viagem, o robô de transporte móvel LD da Omron consegue transportar uma carga de até 130 kg e escolhe autonomamente o trajecto correcto. Ao contrário dos sistemas e transporte automatizados convencionais, não necessita de uma orientação de faixas, como circuitos de indução, tiras magnéticas ou reflectores. Para aprender o trajecto, o veículo apenas necessita de ser guiado uma vez entre as estações, através de um tablet ou joystick; desta forma, capta sozinho o ambiente e as alterações às áreas circundantes e adapta o trajecto caso seja necessário.

A tecnologia de topo e sofisticada permite que o robô navegue pelo seu ambiente; utilizando sensores e leitores de laser, reconhece veículos, obstáculos estacionários e pessoas que se cruzem no seu caminho. O sistema de controlo calcula a velocidade de aproximação e detecta qualquer colisão iminente. Neste caso, o robô para sozinho e toma uma medida evasiva. Ao contrário de outros sistemas utilizados na ŠKODA AUTO, ajusta imediatamente o seu trajecto com base na informação da área circundante, sem necessidade de parar durante o processo. Se o robô totalmente autónomo detectar que vai deparar-se regularmente com obstáculos num ponto específico ao longo da viagem, muda o trajecto permanentemente. Caso necessário, o sistema de alimentação eléctrica consegue deslocar-se para todos os pontos na fábrica de Vrchlabí, que abrange uma área de 16 000 m².

O robô completa 120 viagens por dia e desloca-se um total de 35 km no seu trajecto entre o centro de medição mecânica e as máquinas de processamento. As fases de teste e piloto já foram concluídas; o robô está a ser utilizado regularmente na fábrica desde Junho de 2018.

O aumento do volume de produção da ŠKODA AUTO significa uma capacidade de utilização mais alta para as fábricas e mais tráfego nas áreas de produção. O robô autónomo contribui para a melhoria contínua da segurança no trabalho em Vrchlabí e ajuda a minimizar os riscos inerentes.

Na produção, a ŠKODA AUTO está a voltar-se sistematicamente para a tecnologia da Indústria 4.0, tal como os robôs cooperantes. São utilizados na produção de caixas de velocidades de engrenagem directa na fábrica de Vrchlabí e ajudam os funcionários com uma das tarefas mais sensíveis na produção de transmissões - inserir o pistão do actuador da engrenagem. Um robô de processamento fornece ainda peças a uma dúzia de máquinas e volta para o armazém com os recipientes vazios. O sistema abrangente de IT de "fábrica transparente" também faz parte das operações.

A ŠKODA AUTO definiu a digitalização de produtos e procedimentos como um dos pilares da sua estratégia para 2025. Outas áreas fundamentais de actividade incluem a electrificação da gama de modelos ŠKODA, a conquista de novos mercados e a expansão da marca em novas áreas de negócios relacionadas com o fabrico tradicional de automóveis, através da adição de vários serviços de mobilidade.

Perguntas do leitor

Omron
Omron Europe B.V.
Wegalaan 67-69
2132 JD Hoofddorp
Netherlands
+31 (0)23 568 13 00
www.industrial.omron.eu
@omroneurope
linkedin.com/company/omron
facebook.com/omroneurope
youtube.com/omroneurope

Notas para editores

Sobre a Omron

A Omron Corporation é uma empresa líder na automação industrial, que utiliza as suas principais tecnologias de detecção e controlo para se expandir para sectores tais como componentes de controlo, componentes electrónicos, componentes electrónicos automóveis, infra-estruturas sociais, serviços de saúde e ambiente. A Omron foi fundada em 1933 e tem cerca de 36 000 funcionários no mundo, oferecendo produtos e serviços em mais de 117 países e regiões. No sector da automação industrial, a Omron está a contribuir para uma sociedade afluente, oferecendo tecnologias de automação que impulsionam a inovação na produção, para além de produtos e assistência aos clientes. Para mais informações, visite, industrial.omron.pt.

Related images

 

Related video

 

 

Editorial enquiries

Marion Beekhuizen
Omron

+31 6 1133 7151
marion.beekhuizen@​eu.omron.com

Anouk Luykx
EMG

+31 164 317 017
aluykx@​emg-pr.com

 

 

Share

 

More news from