Omron

Qualidade de accionamento com o novo controlador de aplicação personalizado Q2A da Omron

Sendo o primeiro de uma nova família, o controlador de motores Q2A da Omron proporciona eficiência, flexibilidade e facilidade de utilização com a filosofia "programar, implementar, pronto a utilizar" num design economizador de espaço

A Omron lançou a série de controladores de aplicação personalizados Q2A. Capaz de controlar uma grande variedade de motores, tais como os IM, SPM, IPM, DDPM e SynRM, o Q2A é de configuração fácil para se adequar às aplicações dos clientes. A solução alia um design que promove a poupança de espaço e de custos a várias funções úteis para proporcionar um controlador de elevado desempenho mas de fácil utilização aos integradores de sistemas, OEM e utilizadores finais.

O novo controlador de aplicação personalizado Q2A da Omron é o primeiro de uma nova família de produtos concebidos para satisfazer as exigências de integradores de sistemas, OEM e utilizadores finais. Minimiza o espaço ocupado e custos do hardware e o respectivo tempo de instalação e colocação em funcionamento e proporciona um melhor desempenho para diferentes tipos de motor. O fluxo de trabalho da aplicação pode ser totalmente optimizado desde o design, passando pela colocação em funcionamento, até à manutenção e afinação para produção.

As vantagens do design começam com uma redução da dimensão de até 45% quando comparado com a solução anterior, aliada à montagem lado a lado. O filtro EMC integrado, a reactância de CC e o relé de frenagem, juntamente com a segurança funcional integrada (STO SIL3) e a fonte de alimentação integrada da placa de controlo de 24 V DC, proporcionam simplicidade e uma poupança significativa dos custos. O Q2A foi concebido de forma robusta para garantir um funcionamento fiável em ambientes rigorosos, com placas de circuitos impresso revestidas para proteger o sistema electrónico de pó ou humidade.

A série Q2A proporciona um melhor desempenho do motor, uma vez que controla diferentes tipos de motor em circuitos abertos e fechados, incluindo controlo do vector de tensão. Proporcionando uma melhor eficiência energética que os métodos de outras unidades, o controlo do vector de tensão é também mais fácil e rápido de configurar que o controlo vectorial da corrente.

Além disso, proporciona flexibilidade de comunicações através de compatibilidade com várias opções de comunicação de Ethernet, tais como o EtherCAT utilizado pelo sistema Sysmac da Omron, bem como Ethernet/IP, PROFINET e POWERLINK. Proporciona também uma integração em rede muito rentável, visto que pode utilizar até 5 controladores Q2A com apenas uma placa de comunicação. A ligação USB incorporada permite que a série de controladores Q2A seja programada a partir de um PC sem necessitar de se ligar a uma fonte de alimentação externa, o que facilita a sua colocação em funcionamento.

À facilidade de colocação em funcionamento, junta-se uma variedade de funções úteis do controlador Q2A que permitem poupar tempo. O ambiente de desenvolvimento gráfico permite uma personalização rápida da aplicação, enquanto a função de assistente reduz o tempo de instalação e elimina o risco de definir os parâmetros de forma incorrecta. As definições são guardadas através de uma função de cópia de segurança automática e podem ser copiadas para um cartão SD e facilmente transferidas para outros controladores.

Ao rastrear dados de desempenho, o Q2A permite uma manutenção preventiva, garantindo que componentes, como as ventoinhas, são substituídos a tempo. A análise de erros é apoiada pela rastreabilidade detalhada que disponibiliza a hora exacta dos eventos e o número de vezes que ocorreram, juntamente com os dados dos parâmetros. Os dados podem ser guardados num cartão micro SD para manter um registo dos eventos. Para além disso, a fonte de alimentação integrada mantém o sistema de controlo activo, mesmo em caso de perda da alimentação de 400 V, o que permite a investigação de qualquer problema.

Quando combinada com unidades de energia regenerativa, tais como o D1000 e o R1000, a série de controladores Q2A é compatível com aplicações regenerativas, reutilizando a energia para outras aplicações na mesma instalação.

"O nosso variador Q2A aumenta a qualidade de accionamento ao proporcionar elevado desempenho e flexibilidade numa solução "programar, implementar, pronto a utilizar" simples e que pode ser optimizada para qualquer aplicação", afirma Alberto Fuentes, Gestor de Marketing de Controladores para a Europa. "Além disso, a elevada qualidade de fabrico aliada às medidas de protecção asseguram que o Q2A proporciona 10 anos de funcionamento contínuo sem falhas, para que disponha de total tranquilidade."

Perguntas do leitor

Omron
Omron Europe B.V.
Wegalaan 67-69
2132 JD Hoofddorp
Netherlands
+31 (0)23 568 13 00
www.industrial.omron.eu
@omroneurope
omron
omroneurope
omroneurope

Notas para editores

Sobre a Omron

A Omron Corporation é uma empresa líder na automação industrial, que utiliza as suas principais tecnologias de detecção e controlo para se expandir para sectores tais como componentes de controlo, componentes electrónicos, componentes electrónicos automóveis, infra-estruturas sociais, serviços de saúde e ambiente. A Omron foi fundada em 1933 e tem cerca de 36 000 funcionários no mundo, oferecendo produtos e serviços em mais de 117 países e regiões. No sector da automação industrial, a Omron está a contribuir para uma sociedade afluente, oferecendo tecnologias de automação que impulsionam a inovação na produção, para além de produtos e assistência aos clientes. Para mais informações, visite, industrial.omron.pt.

Related images

Qualidade de accionamento com o novo controlador de aplicação personalizado Q2A da Omron. (Foto: Omron, PR049)

 

Editorial enquiries

Marion Beekhuizen
Omron

+31 6 1133 7151
marion.beekhuizen@​eu.omron.com

Anouk Luykx
EMG

+31 164 317 017
aluykx@​emg-marcom.com

 

 

Share

 

More news from