Clariant

“Design4Circularity” desenvolve primeiro conceito de embalagem circular para cosméticos por meio de colaboração única englobando a cadeia de valor

  • Dando segunda vida aos resíduos de embalagens em aplicações para Personal Care
  • Desenvolvida para ser reciclada inúmeras vezes: frasco incolor feito 100% com conteúdo reciclado pós-consumo (PCR, na sigla em inglês), coberto com uma manga termorretrátil integral, impressa com tinta removível
  • Triagem e separação completas, possíveis com infraestruturas atuais de reciclagem
  • Inovação divulgada antes da K 2022: introdução gradual de soluções individuais como aditivos, PCR e tintas adequadas, disponíveis diretamente para o mercado

SÃO PAULO, 21 DE JUNHO DE 2022 - Promovendo o avanço das embalagens plásticas circulares. Em sua primeira e exclusiva colaboração na indústria de Personal Care, as empresas Clariant, Siegwerk, Borealis e Beiersdorf estão unindo suas expertises para enfrentar o desafio de criar embalagens recicláveis, baseadas totalmente em resíduos de embalagens plásticas recuperadas, para uso em aplicações cosméticas. A iniciativa pioneira, chamada “Design4Circularity”, está fornecendo inovações e insights para diferentes aspectos de design, a fim de incentivar outras empresas a seguirem os princípios do design para circularidade.

A colaboração intersetorial busca desenvolver uma embalagem verdadeiramente circular, ao incorporar a concepção de ciclo de vida completo em cada etapa do processo, criando um novo padrão para a indústria. A embalagem circular promove a redução de resíduos plásticos, do uso de material plástico novo/virgem e do impacto climático, que são grandes desafios enfrentados pelo nosso planeta.

Richard Haldimann, Chief Technology and Sustainability Officer da Clariant, afirma: “Essa colaboração foi possível porque todos os participantes estão comprometidos com a economia circular, através de programas que englobam toda a empresa e uma visão holística dos sistemas envolvidos.

Para alcançar a circularidade, é necessária uma mudança completa no desenvolvimento das embalagens dos produtos e em suas matérias-primas, levando em consideração a reciclagem e o fim de vida da embalagem”.

Stefan Haep, Technology Head Brand Owner Collaboration da Siegwerk, acrescenta: “Nossa iniciativa é pioneira na avaliação da circularidade em todos os parâmetros de design, desde aditivos até materiais de garrafas e tintas, mapeando competências do setor, lacunas potenciais e pontos de prova de viabilidade, a fim de criar soluções viáveis e circulares.”

A missão era projetar uma solução de embalagem que gerasse um fluxo de entrada de resíduos mais limpo e que retornasse ao ciclo, em aplicações de alto valor. Também deveria permitir a criação de materiais visuais de alta qualidade, utilizando formas diferenciadas, com as quais os consumidores associam as embalagens e marcas de cosméticos.

Para satisfazer esses três quesitos, a inovação se concentra em um frasco de poliolefina incolor com 100% de conteúdo PCR, inteiramente envelopado com uma manga termorretrátil, impressa com tinta removível. Todos os materiais são totalmente recicláveis do ponto de vista técnico, podendo ser recuperados e usados para a mesma aplicação de alto valor.

Stefan Rüster, Packaging Expert, da Beiersdorf, complementa: “Seguimos uma ambiciosa Agenda de Sustentabilidade que envolve a adoção de recursos totalmente circulares. A solução de embalagem Design4Circularity é revolucionária para futuras aplicações de cosméticos. Através do trabalho árduo e do poder de inovação de todos os parceiros, conseguimos combinar os estritos requisitos de design de uma embalagem cosmética com a circularidade completa. Temos muito orgulho desse sucesso e esperamos que motive nossos pares na indústria a fazerem o mesmo”.

E Peter Voortmans, Global Commercial Director Consumer Products da Borealis, conclui: “Fazer a transformação para uma economia circular é um esforço em equipe. Somente em conjunto com parceiros que pensam da mesma forma poderemos construir um futuro mais consciente. Tudo começa com o design da embalagem, juntamente com a infraestrutura certa de triagem e reciclagem. Por meio da colaboração, reinventamos fatores essenciais para uma vida sustentável”.

Desenvolvida para ser reciclada inúmeras vezes

Os parâmetros críticos do projeto incluíram a composição dos polímeros e aditivos, a seleção de material para o frasco e a manga termorretrátil, a triagem e remoção de tinta do material, a reciclabilidade e qualidade do PCR.

Para dar uma segunda vida aos resíduos da embalagem, o material precisa manter seu mais alto valor ao longo de vários ciclos de vida. Aqui, a Borealis trouxe sua expertise em tecnologia de reciclagem mecânica avançada e transformacional, oferecendo PCR de alta qualidade com base na tecnologia proprietária Borcycle™ M. Além disso, a Clariant trouxe a expertise em design para soluções de aditivos de reciclagem, a fim de garantir uma aditivação específica para proteger a qualidade do PCR e evitar a quebra da cadeia polimérica em cada etapa de reciclagem. Isso resultou em um material PCR adequado e de alto valor, para atender repetidamente os critérios de alta qualidade das embalagens de consumo em Personal Care. A solução circular se concentra ainda em uma opção de frasco incolor, para aumentar a qualidade do PCR após a reciclagem.

Para diferenciar a embalagem, apesar de usar um frasco incolor, os parceiros decidiram por envelopá-lo integralmente com uma manga termorretrátil – a maneira ideal de permitir o design exclusivo de marcas individuais. Siegwerk, líder no segmento de tintas, conseguiu fornecer sistemas de tintas que, em colaboração com a Beiersdorf e um fabricante de filme termorretrátil, permitiram criar uma manga cosmética integral, colorida e atraente. Além disso, a nova composição de tinta escolhida foi projetada para permitir sua remoção dentro de um processo de reciclagem, aumentando a circularidade da embalagem. A combinação frasco/manga termorretrátil foi projetada para permitir essa remoção em uma planta de recuperação de materiais.

Os primeiros testes de triagem com a atual infraestrutura de reciclagem comprovaram a capacidade de classificação do frasco de PEAD totalmente envelopado, alcançando uma alta recuperação do material do frasco. Além disso, a equipe de projeto realizou testes com garrafas PET transparentes com mangas integrais e obteve resultados semelhantes.

São necessários mais avanços na tecnologia de triagem/separação para atingir o objetivo final da economia circular de dar às garrafas incolores uma segunda vida em aplicações incolores, mantendo seu mais alto valor. Tecnologias como marca d'água digital ou inteligência artificial podem ajudar a atingir esses objetivos de sustentabilidade.

Borcycle™ MARCA REGISTRADA DA CLARIANT

Perguntas do leitor

Clariant International Ltd
Rothausstrasse 61
4132 Muttenz 1
Switzerland

+41 61 469 6742

www.clariant.com

@clariant

Clariant

ClariantInternational

clariant_international

The Moleculist Blog


Notas para editores

Notas aos editores:

Para obter informações sobre os respectivos programas corporativos de plástico circular dos colaboradores, visite seus sites Clariant EcoCircle, Borealis Everminds, Siegwerk Creating Circularity e Beiersdorf (Sustainability Agenda CARE BEYOND SKIN)

Resumo das responsabilidades:

Clariant: aditivos de alto desempenho para melhorar e manter a qualidade do PCR após vários ciclos de reciclagem, sem degradação.

Beiersdorf: empresa FMCG de marcas como Nivea e Eucerin; qualidade e design de aplicação em embalagens com filme termorretrátil; ensaios de triagem em planta de recuperação; "Push Design" para iniciativas de circularidade e avaliação de reciclabilidade; Avaliação da segurança do material PCR.

Borealis: oferece avançada tecnologia Borcycle™ M de reciclagem mecânica, fornecendo material de PCR de alta qualidade para garrafas www.borealiseverminds.com

Siegwerk: know-how em tecnologia de remoção de tinta e tintas de impressão adequadas para aplicação em mangas termorretráteis.

www.clariant.com

A Clariant é uma empresa de especialidades químicas focada, sustentável e inovadora, com sede em Muttenz, cidade próxima à Basileia, na Suíça. Em 31 de dezembro de 2021, a Clariant empregava ao todo 11.537 colaboradores e registrou vendas de CHF 4.372 bilhões no ano fiscal com seus negócios em operação. A companhia elabora relatórios em três áreas de negócios: Care Chemicals, Catalysis e Natural Resources. A estratégia corporativa da Clariant se expressa pelo propósito “Greater chemistry – between people and planet” e reflete a importância de conectar o foco no cliente, a inovação, a sustentabilidade e as pessoas.

www.beiersdorf.com

A Beiersdorf é sinônimo de produtos inovadores e de alta qualidade para cuidado da pele e do corpo, além de ser pioneira nas pesquisas sobre a pele há 140 anos. Marcas internacionais de destaque, como NIVEA, a marca número 1 do mundo para cuidado da pele*, Eucerin (dermocosméticos), La Prairie (cosméticos seletivos) e Hansaplast (curativos adesivos e tratamento de feridas), são valorizadas por milhões de pessoas em todo o mundo dia após dia. Marcas renomadas, como Aquaphor, Coppertone, Chantecaille, Labello, 8x4, atrix, Hidrofugal, Maestro e Florena, complementam nosso amplo portfólio de consumo. Através da afiliada tesa SE, a Beiersdorf também é uma das líderes mundiais na fabricação de fitas adesivas técnicas e fornece soluções de sistemas autoadesivos para a indústria, empresas e consumidores. A empresa com sede em Hamburgo obteve vendas de 7.627 milhões de euros, bem como um resultado operacional (EBIT) de 933 milhões de euros no ano fiscal de 2021. A Beiersdorf conta com mais de 20.000 colaboradores em todo o mundo, conectados por valores centrais compartilhados, uma forte cultura corporativa e o propósito “Care Beyond Skin” da Beiersdorf. Com sua estratégia de negócios C.A.R.E.+, a companhia leva a cabo um programa de investimento plurianual, com foco no crescimento competitivo de longo prazo. O programa é consistente com a ambiciosa agenda de sustentabilidade através da qual a Beiersdorf agrega valor aos consumidores, à sociedade e ao meio ambiente. * Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA como marca guarda-chuva nas categorias Face Care, Body Care e Hand Care; em termos de valor de varejo, 2020.

www.borealisgroup.com | www.borealiseverminds.com

A Borealis é uma das principais fornecedoras mundiais de soluções avançadas e circulares de poliolefinas e uma das líderes do mercado europeu em produtos químicos básicos, fertilizantes e reciclagem mecânica de plásticos. Empregamos nossa expertise em polímeros e décadas de experiência para oferecer soluções inovadoras de materiais circulares, que agregam valor às principais indústrias. Para reinventarmos uma vida mais sustentável, estabelecemos nosso compromisso com a segurança, nossas pessoas e a excelência, ao mesmo tempo em que aceleramos a transformação para uma economia circular e expandimos nossa presença geográfica. Com escritórios em Viena, na Áustria, a Borealis emprega 6.900 colaboradores e tem operações em mais de 120 países. Em 2021, a Borealis obteve vendas totais e outras receitas de EUR 10.153 milhões e um lucro líquido de EUR 1.396 milhão. OMV, empresa internacional de óleo e gás sediada na Áustria, detém 75% da Borealis, enquanto os 25% restantes pertencem a uma holding da Mubadala, com sede em Abu Dhabi. Fornecemos produtos e serviços para clientes em todo o mundo através da Borealis e duas outras joint ventures: Borouge (com a Abu Dhabi National Oil Company, ou ADNOC, com sede nos Emirados Árabes Unidos); e Baystar™ (com TotalEnergies, sediada nos EUA).

www.siegwerk.com

A Siegwerk, uma empresa familiar de sexta geração, é uma das principais fabricantes internacionais de tintas de impressão, revestimentos e soluções individuais para embalagens, rótulos e catálogos. Com mais de 180 anos de experiência, a empresa possui uma sólida expertise e conhecimento de diversos procedimentos de impressão. Uma rede global de produção e serviços garante aos clientes o fornecimento de produtos e serviços de alta qualidade. Em harmonia com sua filosofia corporativa “Ink, Heart & Soul”, a Siegwerk busca uma cooperação de longo prazo com parceiros de negócio. Siegwerk emprega cerca de 5.000 pessoas em todo o mundo, em mais de 30 organizações nacionais, e está sediada em Siegburg, perto de Cologne.

Related images

 

 

Editorial enquiries

Stefanie NehlsenStefanie Nehlsen
Clariant International Ltd

+41 61 469 63 63

stefanie.nehlsen@​clariant.com

Nancy van HeesewijkNancy van Heesewijk
EMG

nvanheesewijk@​emg-marcom.com

 

Also available in

 

Share

 

More news from