Clariant

Clariant lança CESA® ProTect, nova marca de aditivos sequestradores de oxigênio para embalagens de poliéster

  • Incomparável extensão da validade de bebidas e alimentos embalados
  • Grandes mercados incluem garrafas de sucos de frutas e cerveja
  • Combina proteção aprimorada de alimentos com designsustentável de embalagens

São Paulo, 21 de outubro de 2019 – A Clariant, uma empresa de especialidades químicas focada, inovadora e empreendedora, anunciou hoje a criação de uma nova marca patenteada de masterbatches de aditivos sequestradores de oxigênio: CESA ProTect.

O principal mercado-alvo para o novo masterbatch de aditivos é o de embalagens monocamada de tereftalato de polietileno (PET), embora outros materiais à base de poliéster também possam se beneficiar. Bem conhecido por seu uso generalizado em garrafas de refrigerante e água, o PET tem muitas vantagens. Em comparação com outros polímeros, oferece excelente transparência, é adequado para contato com alimentos e é fácil de processar, além de ser o polímero mais reciclado atualmente.

“O PET já é um bom material de barreira”, afirma Antonello Decortes, Global Innovation Manager na Clariant, “mas aplicações sensíveis ainda podem sofrer com a entrada de oxigênio. Isso não é um problema para a água ou a maioria dos refrigerantes carbonados, mas os sucos de laranja perdem a potência das vitaminas e mudam de cor; os laticínios podem azedar, as cápsulas de café têm perda de sabor e basta 1 ppm de oxigênio para mudar o sabor e o aroma da cerveja. Os aditivos CESA ProTect podem ajudar a aumentar o prazo de validade desses produtos e garantir que menos alimentos sejam descartados.”

Os ingredientes ativos dos masterbatches CESA ProTect não desaceleram a penetração de oxigênio através das paredes PET do recipiente. Ao invés disso, trata-se de um “sequestrador de oxigênio”, que absorve moléculas de O2 à medida que entram, para que não atinjam o produto protegido.

CESA ProTect só é ativo após o processamento, e os recipientes de PET tratado com o produto estão protegidos após a produção, podendo ser enchidos e transportados. CESA ProTect também é ideal para distribuição em cadeia frigorífica, já que apresentou bom desempenho quando usado com produtos refrigerados.

Segundo Decortes, o período exato que os masterbatches de aditivos CESA ProTect conseguem proteger os alimentos e bebidas depende de diversos fatores, como carga de aditivos, tamanho e design da embalagem. Em testes com uma garrafa de 23 g e 0,5 litro, uma carga de 3,6% do masterbatch CESA ProTect conseguiu manter os níveis de oxigênio abaixo de 1 ppm por 588 dias, ou mais de 18 meses. Por outro lado, o PET não tratado manteve os níveis abaixo de 1 ppm por apenas 22 dias, e um sequestrador de oxigênio concorrente durou apenas 63 dias. Mesmo a uma carga de 2%, os masterbatches CESA ProTect mostraram eficácia por 266 dias.

“Com base nesses resultados”, declara Alessandro Dulli, Global Head of Segment and Business Development Packaging, “acreditamos que CESA ProTect é um dos mais poderosos masterbatches sequestradores de oxigênio no mercado.”

O masterbatch CESA ProTect também demonstra ter pouco ou nenhum impacto no aspecto visual ou nas propriedades mecânicas da embalagem. Quando CESA ProTect é usado nas dosagens recomendadas, os recipientes acabados de diferentes tamanhos e formas mantêm um nível de transparência de acordo com as expectativas do mercado. O produto é altamente compatível com PET e não demonstra impactar o processamento. Ainda estão pendentes as aprovações para contato com alimentos.

CESA® É MARCA COMERCIAL DA CLARIANT REGISTRADA EM DIVERSOS PAÍSES. 

Perguntas do leitor

Clariant International Ltd
Rothausstrasse 61
4132 Muttenz 1
Switzerland
+41 61 469 6742
www.clariant.com
@clariant
Clariant
ClariantInternational
clariant_international
The Moleculist Blog

Notas para editores

www.clariant.com

A Clariant é uma empresa de especialidades químicas focada e inovadora, com sede em Muttenz, próximo a Basel, na Suíça. Em 31 de dezembro de 2018, a companhia empregava 17.901 colaboradores. No ano fiscal de 2018, a Clariant registrou vendas de CHF 4.404 bilhões com seus negócios em operação. A empresa reporta seus resultados em três áreas de negócios: Care Chemicals, Catalysis, Natural Resources. A estratégia corporativa da Clariant baseia-se em cinco pilares: foco em inovação e P&D; criar valor com a sustentabilidade; reposicionar o portfólio; intensificar o crescimento; e aumentar a lucratividade.

Related images

Clariant lança CESA ProTect, nova marca de aditivos sequestradores de oxigênio para embalagens de poliéster. 
(Fotografía: Clariant)

 

 

Editorial enquiries

Stefanie NehlsenStefanie Nehlsen
Clariant International Ltd

+41 61 469 63 63
stefanie.nehlsen@​clariant.com

Caroline SchmidCaroline Schmid
Clariant International Ltd

+41 61 469 63 63
caroline.schmid@​clariant.com

Siria NielsenSiria Nielsen
EMG

+31 164 317 036
snielsen@​emg-marcom.com
@siriajonna

 

Also available in

 

Share

 

More news from