Clariant

Clariant lança tecnologia inovadora que reduz em até 75% o volume de químicos utilizados para separação de fluidos em E&P

  • A molécula de PHASETREAT WET foi desenvolvida no centro de pesquisa da Clariant no Brasil e testada em operadora offshore no país
  • Além de alta eficiência, a tecnologia assegura ganhos em transporte inventários e segurança operacional
  • Lançamento será feito na Rio Oil & Gas 2018, que acontece entre os dias 24 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro. Estande Clariant: P44

São Paulo, 24 de setembro de 2018 – Clariant, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, realiza nesta segunda-feira (24) o lançamento da tecnologia PHASETREAT WET, durante a Rio Oil & Gas 2018, que acontece no Rio de Janeiro. A molécula desenvolvida pelo centro de pesquisas da Clariant no Brasil reduz em até 75% o volume de químicos necessários para a separação de fluidos nas atividades de exploração e produção (E&P) de petróleo, tanto onshore como offshore, assegurando ganhos em logística, bem como redução da exposição aos riscos operacionais.

“O PHASETREAT WET é uma inovação tanto em formulação como em aplicação. Com a redução do volume e a utilização de uma alternativa não inflamável, nossa tecnologia representa ganhos ambientais, econômicos e operacionais, diminuindo transporte rodoviário e marítimo, produtos armazenados no ponto de aplicação e embalagens para movimentação on/offshore”, destaca Carlos Tooge, Vice-Presidente da Business Unit Oil & Mining Services da Clariant na América Latina.

Com alto poder de resposta na separação de água e óleo na produção de petróleo, a tecnologia permite uma otimização do footprint da plataforma além de reduzir as operações de load e back load (carregar e descarregar). Os ganhos logísticos representam um diferencial importante face aos desafios das operações offshore no Brasil, em especial as grandes distâncias (acima de 300 quilômetros) dos campos do pré-sal em relação à costa.

Inovação e valor entregue

O desenvolvimento do PHASETREAT WET incluiu várias etapas conduzidas nos últimos três anos com o objetivo de gerar uma solução capaz de otimizar a cadeia de suprimento de produtos químicos, diante dos desafios logísticos da produção de petróleo em alto mar. “Foram observados vários cenários. O uso da água do mar como parte da estratégia de aplicação apresentou resultados significativos: os testes de laboratório mostraram uma redução de até 75%, se comparado com as soluções atuais”, complementa Tooge.

A tecnologia desenvolvida pela Clariant consiste na combinação de um produto mais efetivo com uma nova concepção de aplicação, utilizando como veículo a água do mar, água produzida ou água industrial. A mistura entre água e químico é aplicada no vaso separador, com alta eficiência na dispersão da solução final, com dosagem significativamente baixa do PHASETREAT WET. Essa eficiência com tão baixa dosagem permite agregar valor para os clientes na redução e otimização em vários aspectos da cadeia logística.

Palestra durante Congresso

A Significant Milestone during the oil and gas industry search for an mea-triazine replacement in hydrigen sulfide mitigation. Palestrante: Dr. Grahme N. Taylir, Clariant Global Innovation Manager, H2S Scavengers; 27 de setembro de 2018, das 9h às 9h20, sala 203B.

Palestras no estande da Clariant

25/09/2018

14h – PHASETREAT WET: o desemulsificante inovador
16h – Tecnologia de controle de incrustação de sulfeto de ferro Scaletreat FeS

26/09/2018

14h – PHASETREAT WET: o desemulsificante inovador
16h – Proposta Clariant Oil Services para inibir hidratos durante a perfuração, mesmo usando fluido base água

™ MARCA

Perguntas do leitor

Clariant International Ltd
Rothausstrasse 61
4132 Muttenz 1
Switzerland
+41 61 469 6742
www.clariant.com
@clariant
clariant

Notas para editores

www.clariant.com

A Clariant é uma das líderes globais em especialidades químicas, com sede em Muttenz, próximo a Basel, na Suíça. Em 31 de dezembro de 2017, a companhia empregava 18.135 colaboradores. No ano fiscal de 2017, a Clariant registrou vendas de CHF 6.377 bilhões com seus negócios em operação. A empresa reporta seus resultados em quatro áreas de negócios: Care Chemicals, Catalysis & Energy, Natural Resources, Plastics & Coatings. A estratégia corporativa da Clariant baseia-se em cinco pilares: foco em inovação por meio de P&D; criar valor com a sustentabilidade; reposicionar o portfólio; intensificar o crescimento; e aumentar a lucratividade.

Related images

Eficiência do PHASETREAT WET foi testada em operadora offshore no Brasil. (Fotografía: Clariant)

 

 

Editorial enquiries

Stefanie NehlsenStefanie Nehlsen
Clariant International Ltd

+41 61 469 63 63
stefanie.nehlsen@​clariant.com

Siria NielsenSiria Nielsen
EMG

+31 164 317 036
snielsen@​emg-pr.com
@siriajonna

 

Also available in

 

Share

 

More news from