SABIC

A SABIC revela na NPE 2018 a primeira micromoldagem bem-sucedida de lentes de sensores ópticos utilizando a resina EXTEM de alto desempenho

ORLANDO, FLÓRIDA, 11 de maio de 2018 - A SABIC, líder global na indústria química, revelou hoje na NPE 2018, stand S19001, uma importante revolução na produção de lentes para sensores ópticos de infravermelho (IV), para detecção por proximidade e reconhecimento de gestos em smartphones e outros dispositivos eletrônicos, utilizando sua resina de poliimida termoplástica (TPI) EXTEM. A SOPROD SA, uma empresa suíça de moldagem, escolheu o material SABIC de alto desempenho, que oferece transparência IV, para produção em massa de lentes para sensores, utilizando micromoldagem com uma ferramenta de múltiplas cavidades. A resina EXTEM, eficiente para moldagem de grandes volumes, oferece inúmeras vantagens em relação à fresagem e polimento de vidro de quartzo e à cura com resina de epóxi. Esses benefícios podem incluir velocidade, consistência em qualidade e a eliminação de operações secundárias de alto custo. A inovação da SOPROD oferece à indústria eletrônica uma nova solução altamente eficiente para atender à crescente demanda por sensores ópticos de IV.

“Graças às excepcionais propriedades da resina EXTEM, esse projeto, nossa primeira experiência com micromoldagem de resina termoplástica, foi um grande sucesso,” disse Jean-Camil Pitteloud, diretor de operações da SOPROD SA. “O alto fluxo com baixa contração do material da SABIC se adaptou muito bem à produção em massa de peças pequenas e de alta precisão. Além disto, o material resiste a altas temperaturas de soldagem sem chumbo, um recurso comum na fabricação de dispositivos. Estamos entusiasmados em alavancar nossa especialização de longo prazo na produção de peças móveis finas para relógios, atuando como pioneiros nessa nova abordagem fabril, o que nos proporciona claramente uma vantagem competitiva”.

“Os sensores ópticos de IV são amplamente utilizados para acrescentar as funcionalidades de aparelhos eletrônicos, desde celulares a controladores de videogames e até mesmo drones,” disse Andy Verheijden, gerente global de negócios com EXTEM, da SABIC. “Nossa colaboração com a SOPROD comprova as vantagens e a viabilidade da micromoldagem de lentes ópticas de IV a partir da resina EXTEM. Com esse novo método, nossos clientes na indústria eletrônica poderão agilizar a produção dos componentes necessários para desenvolver dispositivos realmente de vanguarda”.

Transparência do IV e resistência a altas temperaturas

A resina EXTEM é capaz de gerar propriedades ópticas importantes, necessárias nas lentes de sensor de IV. Estas incluem a transparência do IV, altos índices de refração, baixos índices de embaçamento e ausência de defeitos na superfície. A resina EXTEM está disponível na cor natural e preta. Com a cor preta a luz visível é absorvida, mas transmitindo a luz IV, o que ajuda a aumentar a precisão da detecção por proximidade.

A resistência a temperaturas extremas da resina (temperatura de transição vítrea ( 267⁰C/513⁰F) representa uma oportunidade de utilização em processos de soldagem por refluxo isento de chumbo, que são populares para montagem de componentes de dispositivos miniaturizados.

Liberdade de design em projetos

A resina EXTEM também supera o vidro e o epóxi em termos de flexibilidade de design em projetos. O material da SABIC pode ser moldado por injeção em lentes com superfícies de formação livre, enquanto o epóxi tem limites geométricos e geralmente exige uma camada de substrato. Suas propriedades de cisalhamento para redução da espessura facilitam o preenchimento dos moldes, fator essencial para peças pequenas de alta precisão. A liberdade nos projetos e o índice de refração elevado permitem a eliminação de uma ou duas camadas em projetos complexos de lentes, ao contrário da solução com resinas de epóxi.

Perguntas do leitor

SABIC
Europaboulevard 1
6135 LD Sittard
Netherlands
+31 164 292 592
bianca.poorters@​sabic.com
www.sabic.com

Notas para editores

  • SABIC e marcas com ™ são marcas comerciais da SABIC e de suas subsidiárias ou filiais.
  • Fotos em alta resolução estão disponíveis mediante solicitação.
  • “SABIC” deve ser escrita sempre com todas as letras em maiúsculas.
  • © 2018 Saudi Basic Industries Corporation (SABIC). Todos os direitos reservados.
  • Quaisquer marcas, produtos ou serviços de outras empresas citadas neste documento são marcas registradas, marcas de serviço e/ou nomes comerciais de seus respectivos detentores.

SOBRE A SABIC

A SABIC é uma empresa líder mundial em químicos diversificados. Sua sede fica em Riade, na Arábia Saudita. Produzimos em escala global nas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia-Pacífico, fabricando diferentes tipos de produtos: produtos químicos, mercadorias e plásticos de alto desempenho e commodities, agro-nutrientes e metais.

Apoiamos nossos clientes identificando e desenvolvendo oportunidades nos principais mercados , como construção, dispositivos médicos, embalagens, agro-nutrientes, materiais elétricos e eletrônicos, transporte e energia limpa.

A SABIC registrou um lucro líquido de 18,4 bilhões de riais sauditas (US$ 4,9 bilhões) em 2017. A receita de vendas de 2017 totalizou 149,8 bilhões de riais sauditas (US $ 39,9 bilhões). O total de ativos foi de 322,5 bilhões de riais sauditas (US$ 86 bilhões) no fim de 2017. A produção em 2017 foi de 71,2 milhões de toneladas.

A SABIC tem mais de 34.000 funcionários em todo o mundo e opera em mais de 50 países. Sempre com a inovação e a criatividade em mente, temos 11.534 pedidos de patente, além de recursos de pesquisa significativos em centros de inovação de cinco regiões geográficas - EUA, Europa, Oriente Médio, Sul da Ásia e Norte da Ásia.

O governo saudita é dono de 70% das ações da SABIC. Os 30% restantes são negociados publicamente na bolsa de valores saudita.

SOBRE A SOPROD

A SOPROD SA tem desenvolvido e fabricado peças mecânicas móveis e em quartzo confiáveis e de alto desempenho para a indústria suíça de relógios, desde 1966. A SOPROD Sion produz também componentes de polímero moldados por micro-injeção de alta precisão para movimentos de relógios, bem como outros componentes técnicos usados em uma variedade de campos. A empresa conta com um centro de pesquisa especializado e instalações de produção extensas e eficientes, estando apta a lidar com projetos, fabricação de moldes, impressão, ferramentas, produção e controle de qualidade ad hoc, conforme as especificações de seus clientes.

Related images

Exemplo de um sensor de proximidade com lente emissora de IV e lente separada para projetar o sinal de recepção para o sensor (ambas as lentes fabricadas em resina EXTEM™).

 

Editorial enquiries

Bianca Poorters
SABIC

+31 164 292 592
bianca.poorters@​sabic.com

Kevin Noels
Marketing Solutions NV

+32 3 31 30 311
knoels@​marketingsolutions.be

 

 

Share

 

More news from