SABIC

A SABIC novamente expande o seu crescente portefólio de materiais de manufatura aditiva com o lançamento de três novos filamentos no NPE 2018

ORLANDO, FLÓRIDA, 8 de maio de 2018 - A SABIC, líder mundial na indústria química, anunciou aqui na NPE 2018, estande S19001, a terceira expansão, em doze meses, de seu portfolio de materiais de manufatura aditiva. Especificamente, a SABIC está lançando três novos filamentos para modelagem por deposição de material fundido: O filamento ULTEM™ AM1010F, para aplicações gerais em altas temperaturas, incluindo ferramentas; e os filamentos ULTEM™ AMHU1010F e LEXAN™ AMHC620F, para aplicações nos cuidados com a saúde. Estes novos e avançados materiais, que podem ser usados para fabricação de protótipos e de peças para uso final, são essenciais para a estratégia da SABIC de expandir o escopo da manufatura aditiva. A empresa também está aplicando seus amplos e especializados conhecimentos em materiais, processamento e otimização de design, assim como seu profundo conhecimento e experiência no setor de cuidados com a saúde, para melhorar tecnologias de manufatura aditiva.

No ano passado, a SABIC apresentou seus seis primeiros filamentos para modelagem por deposição de material fundido, e oito compostos THERMOCOMP™ AM de alta performance para manufatura aditiva de grandes formatos. No fim de 2017, a empresa anunciou um filamento único baseado na tecnologia do copolímero de policarbonato LEXAN™ EXL, disponível apenas na SABIC.

"Nosso compromisso de fornecer compostos e filamentos avançados e de alto desempenho aos nossos clientes para manufatura aditiva continua forte", disse Keith Cox, gerente de negócios sênior, Manufaturas Aditivas, SABIC. O lançamento de hoje de mais três produtos de filamentos e os planos para continuar expandindo nosso portefólio de produtos de manufatura aditiva demonstram a determinação da SABIC para promover a evolução dessa tecnologia e permitir a inovação nas aplicações.

Filamento ULTEM™: alto desempenho em altas temperaturas

O primeiro dos novos filamentos, ULTEM™ AM1010F, tem grande resistência ao calor (temperatura de transição vítrea de 217°C) e alta resistência mecânica. Ele pode ser usado em ferramentas de moldagem por injeção de ciclo curto, ferramentas laminadas com fibra de carbono e componentes automotivos. O filamento é compatível com UL94 V-0 a 1,5 mm e com 5VA a 3,0 mm.

Os filamentos do segmento de cuidados com a saúde oferecem rastreabilidade

Os novos filamentos ULTEM™ AMHU1010F e LEXAN™ AMHC620F são feitos com resinas da linha da SABIC de cuidados com a saúde, que estão incluídas na Política de Produtos de Cuidados com a Saúde da empresa e oferecem rastreabilidade. Tais políticas fornecem uma pré-avaliação da biocompatibilidade da resina de acordo com as normas ISO 10993 ou USP Classe VI, e com listagens de drogas ou dispositivos do FDA (Food and Drug Administration). O desenvolvimento de novos aparelhos de cuidados com a saúde pode se tornar mais eficiente usando esses filamentos em protótipos, pois as resinas-base estão disponíveis em linhas de moldagem por injeção para produção.

O filamento ULTEM™ AMHU1010F é um produto de polieterimida (PEI), fabricado a partir de resina da linha de cuidados com a saúde, ULTEM™ HU1010, que proporciona alta resistência ao calor. O filamento não pigmentado é biocompatível (ISO 10993 ou USP Classe VI), e as partes podem ser esterilizadas usando radiação gama, óxido de etileno (EtO) ou autoclave a vapor. O filamento é compatível com UL94 V-0 a 1,5 mm e com 5VA a 3,0 mm. O filamento de policarbonato (PC) LEXAN™ AMHC620F, disponível na cor branca, também é biocompatível e pode ser esterilizado com os métodos gama ou EtO. Este filamento atende ao UL94HB a 1,5 mm.

Os dois novos filamentos apresentam excelente desempenho mecânico. Podem ser adequados a uma grande variedade de dispositivos médicos, da modelagem conceitual à prototipagem funcional, chegando às peças finais. Possíveis aplicações personalizadas incluem instrumentos cirúrgicos, dispositivos de uso único e moldes. Aconselha-se aos clientes que façam seus próprios testes e análises para estabelecer o nível de segurança e adequação de tais produtos para os usos que se pretende fazer deles.

A SABIC tem ampla experiência no fornecimento de soluções para vários segmentos do mercado de cuidados com a saúde, incluindo produtos descartáveis, dispositivos médicos portáteis e instrumentos e bandejas cirúrgicos. A especialização da empresa nos requisitos das aplicações em cuidados com a saúde, incluindo biocompatibilidade, esterilização, resistência química e ergonomia, agrega valor significativo aos clientes que usam tecnologias de manufatura aditiva para prototipagem funcional e produção de peças de uso final para tal setor.

Perguntas do leitor

SABIC
Europaboulevard 1
6135 LD Sittard
Netherlands
+1 518 475 3588
deborah.kelley@​sabic.com
www.sabic.com

Notas para editores

  • SABIC e marcas com ™ são marcas comerciais da SABIC e de suas subsidiárias ou filiais.
  • Fotos em alta resolução estão disponíveis mediante solicitação.
  • “SABIC” deve ser escrita sempre com todas as letras em maiúsculas.
  •  © 2018 Saudi Basic Industries Corporation (SABIC). Todos os direitos reservados.
  • Quaisquer marcas, produtos ou serviços de outras empresas citadas neste documento são marcas registradas, marcas de serviço e/ou nomes comerciais de seus respectivos detentores.

SOBRE A SABIC

A SABIC é uma empresa líder mundial em químicos diversificados. Sua sede fica em Riade, na Arábia Saudita. Produzimos em escala global nas Américas, Europa, Oriente Médio e Ásia-Pacífico, fabricando diferentes tipos de produtos: produtos químicos, mercadorias e plásticos de alto desempenho e commodities, agro-nutrientes e metais.

Apoiamos nossos clientes identificando e desenvolvendo oportunidades nos principais mercados , como construção, dispositivos médicos, embalagens, agro-nutrientes, materiais elétricos e eletrônicos, transporte e energia limpa.

A SABIC registrou um lucro líquido de 18,4 bilhões de riais sauditas (US$ 4,9 bilhões) em 2017. A receita de vendas de 2017 totalizou 149,8 bilhões de riais sauditas (US $ 39,9 bilhões). O total de ativos foi de 322,5 bilhões de riais sauditas (US$ 86 bilhões) no fim de 2017. A produção em 2017 foi de 71,2 milhões de toneladas.

A SABIC tem mais de 34.000 funcionários em todo o mundo e opera em mais de 50 países. Sempre com a inovação e a criatividade em mente, temos 11.534 pedidos de patente, além de recursos de pesquisa significativos em centros de inovação de cinco regiões geográficas - EUA, Europa, Oriente Médio, Sul da Ásia e Norte da Ásia.

O governo saudita é dono de 70% das ações da SABIC. Os 30% restantes são negociados publicamente na bolsa de valores saudita.

Related images

 

Editorial enquiries

Deborah Kelley
SABIC

+1 518 475 3588
deborah.kelley@​sabic.com

Kevin Noels
Marketing Solutions NV

+32 3 31 30 311
knoels@​marketingsolutions.be

 

 

Share

 

More news from