Omron

A Omron Corp. e a Techman Robot Inc., de Taiwan, formam aliança estratégica para desenvolver robôs colaborativos

A aliança irá contribuir para a harmonização entre seres humanos e máquinas na indústria transformadora

A Omron Corp. (sede: Shimogyo-Ku, Quioto. Presidente e CEO: Yoshihito Yamada) e a Techman Robot Inc. (sede: Taoyuan, Taiwan), a empresa líder mundial de braços robóticos colaborativos que trabalham estreitamente com pessoas, anunciaram que as duas empresas assinaram um acordo para formar uma aliança estratégica na área dos robôs colaborativos. Com esta aliança, a Omron irá comercializar e vender a nível mundial a série TM de robôs colaborativos da Techman, através da rede de distribuição global da Omron e com um logótipo conjunto, a partir do segundo semestre do AF2018. Além disso, a Omron e a Techman irão colaborar no desenvolvimento da próxima geração de robôs colaborativos, que será mais fácil de integrar com outros produtos de automação de fábricas da Omron. Desta forma, será possível alcançar um ambiente de fabrico inovador, no qual seres humanos e máquinas trabalham em harmonia.

As fábricas a nível mundial estão a deparar-se com grandes desafios ao terem de fabricar um volume baixo de produtos de combinação elevada, para responder às exigências dos clientes e a ciclos de vida dos produtos mais curtos, enquanto lidam com problemas de escassez de mão-de-obra. As empresas transformadoras têm de permanecer flexíveis às rápidas alterações e às mudanças de disposição das linhas de produção. Os robôs colaborativos que podem trabalhar em segurança no mesmo ambiente que as pessoas têm um papel importante no apoio a este tipo de "fabrico flexível".

Além da convencional série TM de robôs colaborativos, a Omron irá começar a vender os novos modelos "compatíveis com os móveis", o que significa que podem ser facilmente integrados com os robôs móveis LD da Omron. Os robôs móveis da Omron, que se deslocam autonomamente evitando pessoas e obstáculos, já trabalham em segurança com seres humanos através da automação de operações de manuseamento de materiais em todo o mundo. Com um braço robótico colaborativo instalado na parte superior, podem não apenas transportar material de um local para outro, como também executar tarefas tais como o "pick and place" de peças em tabuleiros em qualquer localização.

"Desde a aquisição da Adept Technology em 2015, a Omron tem alocado muitos recursos no desenvolvimento das tecnologias e do mercado de robótica", afirma Seigo Kinugawa, Director-executivo e Director-geral sénior do Projecto de desenvolvimento de robótica industrial da empresa de automação industrial da Omron; acrescenta ainda que "A aliança com a Techman destina-se a desenvolver a colaboração entre seres humanos e robôs em ambientes de fabrico. A entrada da Omron no mercado de braços robóticos colaborativos, além do mercado de robôs móveis, irá impulsionar a iniciativa "innovative-Autommation!" (Automação inovadora!) da Omron, cujo objectivo consiste em levar a inovação às fábricas através da colaboração entre seres humanos e máquinas."

"Os robôs TM são inteligentes, fáceis de utilizar e seguros", afirma Ho Shi-Chi, Presidente da Techman Robot Inc. "Esforçamo-nos por melhorar a vida dos seres humanos com base na inovação e a nossa aliança com a Omron vai ajudar-nos a dar um grande passo para a concretização desse objectivo."

Os robôs TM têm as seguintes características que se destacam neste novo campo de colaboração entre humanos e robôs.

Inteligentes: os robôs TM têm um sistema de visão inteligente integrado que pode ser utilizado para reconhecimento de padrões, posicionamento de objectos e identificação de códigos de barras.

Simples: é possível programar uma aplicação de "pick and place" completa em cinco minutos com a interface de utilizador gráfica e baseada em fluxos TMflow.

Seguros: os robôs TM estão em conformidade com os requisitos de segurança para a colaboração entre seres humanos e robôs, conforme especificado nas normas ISO 10218-1 e ISO/TS 15066.

Os robôs TM incluem duas séries: TM5 (com uma carga útil de até 6 kg) e a nova TM12/TM14 (com uma carga útil de até 14 kg). Todos os robôs TM têm seis graus de liberdade e um intervalo de alcance de 700 mm a 1300 mm. A repetibilidade do robô é de ±0,05 mm para a série TM5 e de ±0,1 mm para a série TM12/TM14.

Perguntas do leitor

Omron
Omron Europe B.V.
Wegalaan 67-69
2132 JD Hoofddorp
Netherlands
+31 (0)23 568 13 00
www.industrial.omron.eu
@omroneurope
http://www.linkedin.com/company/omron
http://www.facebook.com/omroneurope
http://www.youtube.com/omroneurope

Notas para editores

Sobre a Omron

A Omron Corporation é uma empresa líder na automação industrial, que utiliza as suas principais tecnologias de detecção e controlo para se expandir para sectores tais como componentes de controlo, componentes electrónicos, componentes electrónicos automóveis, infra-estruturas sociais, serviços de saúde e ambiente. A Omron foi fundada em 1933 e tem cerca de 36 000 funcionários no mundo, oferecendo produtos e serviços em mais de 117 países e regiões. No sector da automação industrial, a Omron está a contribuir para uma sociedade afluente, oferecendo tecnologias de automação que impulsionam a inovação na produção, para além de produtos e assistência aos clientes. Para mais informações, visite, industrial.omron.pt.

Sobre a "innovative-Automation!" (Automação inovadora)

Enquanto empresa líder em automação industrial, a Omron dispõe de gamas abrangentes de componentes e equipamento de controlo, desde sensores de processamento de imagem e outros dispositivos de entrada a vários controladores e dispositivos de saída, como servomotores, bem como uma gama de dispositivos de segurança e robôs industriais. Ao combinar estes dispositivos através de software, a Omron desenvolveu uma variedade de soluções de automação únicas e altamente eficazes para fabricantes a nível mundial. Com base no seu portefólio de tecnologias avançadas e na extensa gama de dispositivos, a Omron estabeleceu um conceito estratégico designado "innovative-Automation!" (Automação inovadora!), composto por três inovações ou "is" - "integrado" (evolução do controlo), "inteligente" (desenvolvimento da inteligência através de TIC), e "interactivo" (nova harmonização entre pessoas e máquinas). A Omron está agora empenhada em levar a inovação para os locais de fabrico com a materialização deste conceito.

A Omron e a Techman irão fornecer robôs colaborativos que podem ser utilizados para uma grande variedade de aplicações, tais como a montagem de sistemas electrónicos ou testes e inspecção de produtos. Estes robôs irão permitir um "fabrico flexível" e aumentar a produtividade e a qualidade das linhas de produção para clientes das indústrias automóvel e electrónica, bem como facilitar vários tipos de operações de manuseamento de materiais numa ampla gama de indústrias transformadoras.

Sobre a Techman Robot Inc.

A TM Robot é líder mundial em robôs colaborativos e tecnologias de visão. Apoiados pela empresa-mãe Quanta Computer, conseguimos fornecer o robô colaborativo mais inteligente do mundo com visão incorporada que integra na perfeição mãos, olhos e inteligência num único sistema. A TM Robots melhora notavelmente a facilidade de utilização de robôs industriais e diminui significativamente o custo e o tempo de implementação. A visão da TECHMAN Robots consiste em aplicar a tecnologia (TECH) para enriquecer a vida do ser humano (MAN). Iremos continuar a inovar e prometemos contribuir para a solução de automação mais simples. Para obter mais informações, visite http://tm-robot.com/.

Related images

 

Editorial enquiries

Marion Beekhuizen
Omron

+31 6 1133 7151
marion.beekhuizen@​eu.omron.com

Anouk Luykx
EMG

+31 164 317 017
aluykx@​emg-pr.com

 

 

Share

 

More news from