Omron

A Omron vai lançar quatro séries de dispositivos de monitorização do estado

A 29 de Novembro de 2017, a Omron Corporation (sede: Shimogyo-Ku, Quioto. Presidente e CEO: Yoshihito Yamada) apresentou quatro séries de dispositivos de monitorização do estado, lançados na Primavera de 2018, destinados a monitorizar o estado operacional de locais de produção para trabalhadores; dispositivos de monitorização do estado do motor que prevêem a avaria de motores de indução trifásicos, fontes de alimentação com rede capazes de prever a vida útil e as avarias de uma fonte de alimentação instalada num quadro de controlo, sensores de fluxo e sensores de pressão que monitorizam o óleo hidráulico e a água de refrigeração utilizados em prensas e em máquinas de moldagem e um amplificador de monitorização do estado inteligente que acelera a IoT de sensores analógicos existentes montados nas instalações ou nas máquinas.

O lançamento dos dispositivos de monitorização do estado insere-se nos esforços por parte da Omron no sentido de completar uma gama de 100 000 componentes de IoT. Os dispositivos de monitorização visualizam constantemente o estado das instalações e do equipamento que não poderia ser visto, detectam antecipadamente os erros de estado das instalações e mantêm as linhas de produção e a produtividade.

Os dispositivos de monitorização do estado supervisionam as alterações no sistema eléctrico e no sistema de circulação das instalações de produção em tempo real. Informam relativamente ao prazo de substituição de peças antes da ocorrência de avarias através de redes de comunicação e contribuem para evitar paragens inesperadas das instalações, bem como anomalias a nível da qualidade dos produtos. Qualquer pessoa pode facilmente detectar um sinal de anomalia nas instalações e avarias que dependiam da experiência e da intuição de trabalhadores qualificados. Deste modo, é possível reduzir a perda de oportunidades devido a paragens inesperadas das instalações e aumentar a precisão dos planos de manutenção.

Serão vendidas quatro séries de dispositivos de monitorização do estado

Dispositivos de monitorização do estado do motor

Os dispositivos de monitorização do estado do motor detectam os erros provocados pela deterioração resultante do envelhecimento dos motores de indução trifásicos *2 utilizados em muitas instalações de produção, incluindo tapetes de transporte, elevadores e bombas. Os dispositivos de monitorização detectam erros através de alterações do estado da vibração, da temperatura, da corrente e das resistências de isolamento, monitorizam remotamente através de ecrã na unidade principal ou de comunicações Ethernet/IP™ e solucionam os seguintes problemas.

  • Redução da perda de oportunidades provocada por paragens inesperadas das instalações.
  • Digitalização do conhecimento de técnicos de manutenção qualificados e uniformização da manutenção do motor a partir de uma localização remota.
  • Transição de uma inspecção periódica para uma inspecção preventiva com vista a uma redução significativa dos trabalhos de inspecção.

Dados de monitorização

Vibração do motor, temperatura da superfície, resistência de isolamento, corrente, nível de degradação *3.

Método de saída

Ethernet/IP (com possibilidade de monitorização através de uma ferramenta específica operada no PC), saída de alarme, saída de transístor, indicador de barras, ecrã de monitorização.

Fontes de alimentação com rede

As fontes de alimentação com rede visualizam as informações necessárias para manter e controlar a fonte de alimentação e fornecem ainda electricidade de CC aos dipositivos nas instalações, uma função básica das fontes de alimentação.

Estas fontes de alimentação conseguem visualizar quando têm de ser substituídas, bem como informações sobre a corrente/tensão de saída e a corrente momentânea, por controlo remoto através de comunicações Ethernet/IP e do ecrã da unidade principal, contribuindo para solucionar os seguintes problemas.

  • Notificação antecipada do prazo de substituição da fonte de alimentação para reduzir as paragens inesperadas das instalações devido a problemas relacionados com a fonte de alimentação.
  • Monitorização remota do prazo de substituição, do tempo total de funcionamento, da tensão e da corrente da fonte de alimentação para reduzir os trabalhos de manutenção nas instalações.
  • Utilização em combinação com a ferramenta de software de monitorização da fonte de alimentação específica (com suporte previsto para breve) para visualizar o estado da fonte de alimentação na curva de perda de capacidade *4. Para prolongar a vida útil, pode considerar e implementar facilmente medidas de aperfeiçoamento, melhorando os ambientes das instalações e alterando a capacidade da fonte de alimentação.

Dados de monitorização

Anos até à substituição da fonte de alimentação, tempo total de funcionamento, corrente/tensão de saída, corrente momentânea, autodiagnóstico (sobreaquecimento, erro de valor medido, erro de memória), modelo do produto, número de série.

Método de saída

Ethernet/IP, Modbus/TCP, ecrã de monitorização.

Sensores de fluxo, sensores de pressão

Um único sensor de fluxo é capaz de medir a taxa de fluxo e a temperatura da água de refrigeração utilizada em máquinas de soldadura ou de moldagem. Os erros de monitorização provocados pela temperatura além da taxa de fluxo da água de refrigeração permitem detectar um sinal de paragens inesperadas devido a transformadores de corrente sobreaquecidos e, por conseguinte, alcançar uma qualidade mais estável da soldadura, bem como evitar uma moldagem com defeito.

Os sensores de pressão visualizam, simultaneamente, a pressão e a temperatura do óleo hidráulico de centros de maquinação *5 e de prensas. Detectam um sinal da deterioração da embalagem resultante de um aumento de temperatura e de fugas de óleo hidráulico. Além disso, detectam alterações da temperatura devido à deterioração da viscosidade do óleo hidráulico para manter uma qualidade de processamento estável.

Não é necessário instalar um sensor de pressão e de temperatura nos tubos em separado, o que permite reduzir para metade o número de sensores a instalar e os trabalhos de instalação.

Através da detecção autónoma de vários elementos de dados de medição como, por exemplo, "a taxa de fluxo e a temperatura" e "a pressão e a temperatura", estes sensores podem visualizar o estado das instalações e reduzir os custos, o trabalho e o espaço.

Dados de monitorização

Taxa de fluxo + temperatura
Pressão + temperatura

Método de saída

Saída do estado, saída de controlo, saída analógica, IO-Link, ecrã de monitorização, indicador do estado.

Amplificador de monitorização do estado inteligente

O amplificador de monitorização do estado inteligente liga-se aos sensores com saídas analógicas gerais *6.

A Omron oferece a série de sensores inteligentes N *8 da próxima geração que se ligam aos sensores de fibra e aos sensores laser. O amplificador de monitorização do estado inteligente, capaz de se ligar aos sensores com saídas analógicas gerais, junta-se agora à gama, permitindo construir uma rede económica e simples com os vários sensores *7 utilizados para compreender o estado das instalações.

Anteriormente, a obtenção dos dados provenientes dos sensores com saídas analógicas exigia um sistema com registadores de dados e equipamento de medição dispendiosos.

O sensor pode sincronizar até 30 unidades a uma velocidade elevada de 1 ms, recolher dados no momento de funcionamento das instalações, detectar alterações subtis nas instalações e a correlação dos sinais de forma fiável, permitindo um controlo ideal das máquinas em função das alterações do estado das instalações.

Cabeças de sensor conectáveis

Sensores que emitem e transmitem resultados de medições através da corrente (CC, entre 4 e 20 mA) ou da tensão (entre 1 e 5 V CC).

(Os sensores de fluxo e os sensores de pressão também são conectáveis.)

Método de saída

Saída de controlo, ecrã de monitorização, compatível com redes abertas (EtherCAT®, CC-Link) através de uma ligação às unidades de comunicação.


*2 Um gerador de indução que utiliza uma fonte de alimentação trifásica de CA envia potência eléctrica do lado primário (estator) para o lado secundário (rotor) por introdução electromagnética e gera energia.

*3 Um índice exclusivo da Omron para apresentar os erros no lado da carga, bem como do motor, através da medição e da análise da corrente do motor com recurso a um algoritmo exclusivo.

*4 Estipula as conduções de utilização sob as quais podem ser garantidas as especificações de uma fonte de alimentação através da temperatura ambiente de funcionamento e da relação da carga. As características de funcionamento dos circuitos internos decorrentes do aumento da temperatura das peças internas e dos ambientes da temperatura são consideradas.

*5 Equipamento de processamento que perfura um orifício e tritura metal ou outros materiais.

*6 Sensores que emitem e transmitem resultados de medições através da corrente (CC, entre 4 e 20 mA) ou da tensão (entre 1 e 5 V CC).

*7 Sensores da pressão do ar que monitorizam o estado de sucção do ar ou outros sensores para "pick and place" de peças eléctricas.

*8 Série de sensores da próxima geração composta por unidades de comunicações de sensores que incluem os dados de presença, de detecção e de medição de sensores de fibra, sensores laser, sensores de contacto e sensores de proximidade. São igualmente compatíveis com EtherCAT e CC-Link (rede aberta de comunicações de alta velocidade).

Perguntas do leitor

Omron
Omron Europe B.V.
Wegalaan 67-69
2132 JD Hoofddorp
Netherlands
+31 (0)23 568 13 00
www.industrial.omron.eu
@omroneurope
http://www.linkedin.com/company/omron
http://www.facebook.com/omroneurope
http://www.youtube.com/omroneurope

Notas para editores

Sobre a Omron

A Omron Corporation é uma empresa líder na automação industrial, que utiliza as suas principais tecnologias de detecção e controlo para se expandir para sectores tais como componentes de controlo, componentes electrónicos, componentes electrónicos automóveis, infra-estruturas sociais, serviços de saúde e ambiente. A Omron foi fundada em 1933 e tem cerca de 36 000 funcionários no mundo, oferecendo produtos e serviços em mais de 117 países e regiões. No sector da automação industrial, a Omron está a contribuir para uma sociedade afluente, oferecendo tecnologias de automação que impulsionam a inovação na produção, para além de produtos e assistência aos clientes. Para mais informações, visite, industrial.omron.pt.

Related images

 

Editorial enquiries

Diane van der Sanden
Omron

+31 6 2943 6751
diane.van.der.sanden@​eu.omron.com

Anouk Luykx
EMG

+31 164 317 017
aluykx@​emg-pr.com

 

 

Share

 

More news from