Guardian

"A Casa do Deserto", o projeto Guardian Glass que desafia a natureza para melhorar o seu mundo janelas adentro 

Bertrange, Luxemburgo, 26 de fevereiro de 2018 - Um deserto. Uma casa. Uma gama de vidros especiais e uma equipa de profissionais qualificados. É "A Casa do Deserto". Um dos projetos mais singulares, mais exigentes, arriscados, criativos e eficientes da Guardian Glass, acaba de ver a luz do dia em Portugal com um objetivo claro: mostrar em primeira mão e no terreno, num ano, nas quatro estações, a importância do vidro na nossa vida do dia-a-dia. Mesmo nos ambientes mais exigentes que possamos imaginar!                       

Assim, desafiando a natureza e concebida para funcionar no que é considerado um dos lugares mais adversos e extremos da Europa, o deserto de Gorafe (Granada), "A Casa do Deserto" assenta numa estrutura de madeira e construída com vidro eficiente Guardian Glass. Em apenas 20m2 distribuem-se quarto, casa de banho e sala de estar. Suficiente espaço para olhar diretamente a paisagem e que conta com um sistema de filtro de água, outro de produção elétrica e um conjunto de painéis solares fotovoltaicos.

O design, resultado do trabalho conjunto de uma ampla e experiente equipa de arquitetos - liderada por Spela Videcnik da OFIS Arquitetura - juntamente com especialistas em vidro, engenheiros e consultores de energia da AKT II e Transsolar, responde aos desafios atuais e futuros dos setores da arquitetura e construção, potenciando estruturas amigas do ambiente e mais eficientes em termos energéticos.

Um dos fatores que intervém diretamente no espaço é o tipo de vidro escolhido. Ao selecionar o mais adequado para cada situação, transforma-se por completo o interior de uma casa.

O tipo de vidro de uma janela ajuda a poupar nos consumos energéticos, a garantir um melhor isolamento térmico e acústico dos interiores e pode até aumentar o nível de segurança contra impactos ou tentativas de roubo numa casa. Em suma, torna uma casa acolhedora e confortável, independentemente da sua localização, quando escolhido de acordo com as necessidades específicas de cada caso. E para facilitar a tarefa e aconselhar em todo o processo, a Guardian Glass tem os produtos adequados e as ferramentas para os identificar de forma simples e rápida. Globalmente, com vidro Guardian Glass de alto desempenho, arquitetos e designers de interiores desenham e melhoram o seu mundo janelas adentro.

A localização: o deserto de Gorafe

Localizado na parte setentrional da região de Guadix, na província de Granada, Andaluzia, o deserto dos Coloraos de Gorafe deve o nome às cores vermelhas das suas terras e à diversidade de formas que se foram gerando pelas peculiaridades do sistema de erosão e falta de vegetação.

Ao longo de décadas, formaram-se os chamados "badlands" ou "terras ruins", caracterizadas pela extrema aridez e repletas de ravinas. Desfiladeiros, ravinas, barrancos, canais e outras formas geológicas semelhantes marcam a paisagem deste deserto, considerado um dos mais áridos da Europa.

Os especialistas falam sobre "A Casa do Deserto"

Spela Videcnik, arquiteta do escritório OFIS Arquitetura: “O que mais nos entusiasma é criar um ambiente de vida confortável em condições tão difíceis quanto as do deserto. Por outro lado, a paisagem é magnífica, é o refúgio perfeito, o escape ao estilo de vida urbana e quisemos criar um ambiente confortável para alguém estar consigo mesmo (…) com a vontade de trabalho conjunto para provarmos que se pode construir uma casa de vidro no deserto capaz de proporcionar um ambiente confortável”.

Markus Krauss, engenheiro da area da sustentabilidade da Transsolar: "Qual foi o meu primeiro pensamento? Foi “Oh, meu Deus! Isto vai ser muito quente!”. Depois pensei "Uau, que desafio”.

Tamás Kovács, Diretor de Assessoria Técnica, Guardian Glass: "Trata-se de um projeto de casa completamente autosuficiente. Não possui fontes externas de energia, eletricidade ou gás. Se precisar de cozinhar, lavar a roupa ou conectar-se à Internet, a energia elétrica será assegurada por painéis solares integrados. E todo este projeto foi idealizado para mostrar que com um vidro adequado, um espaço interior qualificado pode ser criado em qualquer lugar. (...) É uma das provas mais duras a que se pode sujeitar um vidro”.

Miguel Pérez Navarro, autarca de Gorafe: "Pela primeira vez, quando soube deste projeto, foi uma surpresa. No início pode parecer uma loucura porque se trata de fazer algo semelhante a uma estufa num deserto onde, além do mais, as casas tradicionais são “casas trogloditas”, escavadas no solo enquanto forma tradicional de adaptação a este clima tão extremo”.

Perguntas do leitor

Guardian Glass Europe
19, Rue du Puits Romain
L-9070 Bertrange
Luxembourg
+352 28 111 000
info.europe@​guardian.com
www.guardian.com
@guardianglasseu
linkedin.com/company/guardian-glass-europe
facebook.com/Guardian.Industries
youtube.com/user/GuardianIndustriesTV
instagram.com/guardianglasseurope

Notas para editores

Guardian Glass

A Guardian Glass, uma das mais destacadas unidades de negócio da Guardian Industries, é das maiores fabricantes mundiais de produtos de vidro float (plano), revestido e transformado. Nas 25 fábricas de vidro float que detém em todo o mundo, a Guardian Glass produz vidro de elevado desempenho para utilização em aplicações arquitetónicas exteriores (comerciais e residenciais) e interiores bem como na área dos transportes e em produtos técnicos. O vidro da Guardian está presente em casas, escritórios, automóveis e em algumas das mais emblemáticas referências arquitetónicas mundiais. O Guardian Glass Science & Technology Center trabalha continuamente com o objetivo de criar novos produtos e soluções de vidro com recurso às mais avançadas tecnologias, para ajudar os clientes a “ver todas as possibilidades” (SEE WHAT'S POSSIBLE™). Visite www.guardianglass.com.

Guardian Industries

A Guardian Industries é uma empresa mundial sediada em Auburn Hills, Michigan, que emprega cerca de 17.000 pessoas e mantém unidades de produção na América do Norte, Europa, América do Sul, África, Médio Oriente e Ásia. O diversificado grupo de empresas da Guardian opera no fabrico de produtos de vidro float, revestido e transformado de alto desempenho, no fabrico de alta qualidade de componentes de plástico cromado e pintado para as indústrias automóvel e de camiões comerciais bem como na distribuição de produtos especializados para a construção. A Guardian tem por objetivo criar valor para os seus clientes e para a sociedade através da sistemática inovação e da redução da utilização de recursos. A Guardian é uma subsidiária inteiramente detida pela Koch Industries, Inc. Visite www.guardian.com.

Sobre OFIS Arquitetos

Atelier de arquitetura fundado em 1996 por Rok Oman e Spela Videcnik, formados na Escola de Arquitetura de Liubliana e na London Architectural Association. Desde a sua criação, o atelier recebeu já inúmeros prémios de elevado prestígio, sendo amplamente reconhecido e tendo participado internacionalmente nas Bienais da Arquitetura de Veneza e Pequim. Entre os seus trabalhos mais destacados está o estádio de futebol Maribor, o Museu da Cidade de Liubliana, 185 apartamentos para estudantes em Paris e o Estádio Borisov, na Bielorrússia. Muitos de seus projetos foram nomeados para prémios internacionais, incluindo o Prémio Mies Van der Rohe. Em 2009, o atelier recebeu a medalha de prata IOC / IAKS para o estádio de futebol de Borisov e, em 2006, foi premiado com o Grande Prémio da Inovação da Europa. Acreditam que as regras e as condicionantes permitem à arquitetura encontrar soluções, seja pelo projeto, pelo cliente, materiais, restrições estruturais ou mesmo pelo lugar em causa.

Desta forma, as limitações tornam-se a inspiração para dar origem ao caráter e singularidade, características diferenciadoras do seu trabalho.

Na vertente académica ensinam em Harvard GSD desde 2012, tendo também lecionado em Paris Val de Seine e na Faculdade de Arquitetura em Liubliana. Com base nas suas investigações de habitação em ambientes e locais extremos, o atelier projeta edifícios e equipamentos em lugares remotos e adversos. Nos Alpes, são autores do refúgio "Skuta" conjuntamente com os seus alunos de Harvard, bem como nas montanhas Kanin e Ojstrica.

Sobre AKT II

AKT II é uma empresa de engenharia civil e desenho estrutural sedeada em Londres e responsável por projetos para todo o mundo, num total de 44 países, tendo já ganho mais de 300 prémios. Consideram que, pela sua própria natureza, o ato de desenhar é sempre curioso, interativo e está sujeito a melhorias e afinações para que alcance o êxito.

O trabalho de AKT II baseia-se, por um lado, no conhecimento profundo de cada projeto e, por outro, na ampla experiência de projetos anteriores com o objetivo de criar soluções que superam os limites, oferecendo as respostas mais adequadas e que garantem valor a longo prazo.

O seu longo percurso deve-se a uma filosofia baseada no saber ouvir, na compreensão, na aprendizagem e na aplicação da ciência: todos os componentes-chave para uma engenharia eficaz.

Sobre Transsolar

Empresa internacional de engenharia ambiental, que aposta na criação de espaços interiores e exteriores excecionais e altamente confortáveis, com impacto ambiental positivo. Consideram que as mesmas medidas e escalas que dão origem a uma arquitetura de excelência podem, em simultâneo, melhorar a experiência de vida das pessoas e minimizar o uso de recursos. Para a empresa, a sustentabilidade não está em confronto com o design, mas é um componente indispensável que reforça a experiência gratificante vivida num ambiente construído. Descrevem-se como geradores de ideias e integradores de soluções.

Os seus engenheiros, além de peritos em princípios físicos básicos, contam com a criatividade necessária para colaborar no desenvolvimento de conceitos de conforto e energia profundamente integrados.

Desde a conceção de cada projeto trabalham com o cliente, com o arquiteto e a restante equipa de desenho. Estudam o comportamento do sol consoante a estação do ano, o vento, o calor, a luz e outras fontes de energia dentro e fora de cada edifício ou estrutura com o objetivo de formular conceitos baseados na complexa interdependência do clima de cada local.

Related images

 

 

Editorial enquiries

Sophie Weckx
Guardian Glass Europe

+352 28 111 210
sweckx@​guardian.com

Siria Nielsen
EMG

+31 164 317 036
snielsen@​emg-pr.com

 

 

Share

 

More news from